terça-feira, 19 de abril de 2016

+ magra + enérgica + firme

Com a Lev recuperei a forma física que tinha antes de engravidar. Em seis meses perdi todo o peso que devia ter perdido em 5 anos (assumo-o com todas as letras e de coração aberto). Fui procrastinando a hora de dar um chega para lá à mesmice das rotinas pouco (ou nada) saudáveis. Fui empurrando com a barriga factos mais do que óbvios: a minha saúde pedia a minha atenção. Tive sorte, muita sorte, com as pessoas que a vida pôs no meu caminho. Juntei à sorte que tive a enorme força de vontade que tenho para tudo o resto na minha vida. Listei com um foco disciplinado um objectivo maior e tripartido: menos 30 quilos, análises clínicas a 100% e a minha segunda gravidez. Tudo se alinhou e o caminho já vai a mais de meio. Mais de 24 quilos perdidos (entretanto ganhei dois com o início da actividade física intensiva e os treinos com pesos), colesterol e análises de tiróide num nível aceitável, e seis/sete quilos me separam do último objectivo.
Juntei força de vontade, foco, disciplina, uma claque de apoiantes do outro mundo e a psicologia da boa forma. Das muitas dicas que anotei da minha muito querida e incansável Nutricionista, há uma mão cheia das que já incorporei na rotina dos meus dias. São os meus super alimentos e nunca falham cá em casa. Hoje partilho os 5 mais.

#1 Quinoa – rica em aminoácidos, tem muita fibra e vitaminas. É um dos super alimentos mais saciantes. Não ultrapasso as 2 colheres por dia (e não a como todos os dias) e quando a cozinho preparo sempre mais, para ter pronta a juntar em saladas, estufados (com abóbora, grão, batata doce, courgette...) e batidos pós-treino.
#2 Cacau cru – é o alimento com maior concentração de antioxidantes e magnésio. É rico em ferro e endorfinas (uma espécie de pílula da felicidade). Tem um efeito saciante e ajuda (muito!) na perda de peso.  Habituei-me a juntar cacau cru à minha granola caseira, aos batidos e nas sobremesas simples (como mousse de abacate com cacau cru – uma delícia!).
#3 Maçã – muita fibra, amiga da barriga lisa, cheia de água e com poucas calorias. Como 2 a 3 maçãs por dia. Ou em puré com muita canela, ou aos quadradinhos com iogurte e um fio de mel e uma colher de chá de canela em pó, ou simples, enquanto trabalho é uma das presenças mais assíduas na minha mesa.
#4 Batata-doce – com tudo e mais alguma coisa. A D O R O! É rica em hidratos dos bons, dá muita energia, contém potássio, vitamina C e ajuda a manter a firmeza da pele. Faço-a em puré, ou assada no forno aos palitos, ou assada com um monte de legumes e um bocadinho de  queijo feta, ou junto-a nas sopas. 
# 5 Chá verdeAlém do copo de água morna com limão que falei neste post, tomo todos os dias 4 chávenas de chá verde (puro, em folhas, compro na Mariazinha ou no Celeiro). Faço-o logo de manhã e vou bebendo ao longo do dia. É uma espécie de ritual reconfortante e ajuda (muito) na queima de gordura (é um super amigo da barriga lisa).

» créditos imagem & página a não perder de vista | vidya living