terça-feira, 26 de novembro de 2013

Com tudo o que trouxeres




Gostamos do Outono porque é a época em que tudo muda. É a estação do ano onde tudo se renova, como se começasse um novo ano. Tem uma fumegante sensação de finalidade, manhãs semiluminosas, lareiras acesas, nostalgia, batata doce, castanhas, romãs e o sentido perfeito de recolhimento. Preparamo-nos para o Inverno.
Uma chávena de chá forte, Miles Davies na aparelhagem, um pão no forno (que fará uma tosta de frango e alecrim ao almoço) e uma casa em silêncio. Tão bom conseguir ser feliz com as coisas pequenas da vida.
*
450g de farinha integral
100g de flocos de aveia
0,2dl de levedura rápida
1 colher de chá de sal
6dl de água quente
1 colher de sopa de óleo de girassol
1 colher de sopa de mel
*
Numa tigela grande misturar todos os ingredientes secos. Num outro pirex, misturar a água morna, o óleo de girassol e o mel. Na tigela grande, acrescentar os ingredientes molhados aos secos e misturar tudo. Cubrir e colocar num local quente. Deixar repousar vinte minutos, até dobrar de volume.
Passados vinte minutos, retirar, mexer a massa com a colher de pau até que o ar desapareça e a massa volte ao seu tamanho normal. Colocar a massa numa forma de pão untada e voltar a colocá-la em local quente. Esperar mais 20 minutos. Aquecer o forno a 180º. Dipôr flocos de aveia por cima. Vai ao forno por 45 minutos, 1 hora (até ficar dourado).
É delicioso quente, com manteiga e compota de frutos silvestres. 
créditos imagens, the wiegands / receita e inspiração Sophie Dahl