quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Papel

Começar o dia com um sorriso rasgado. Inspirar, respirar bem fundo, assimilar cada letra, cada palavra, cada linha que saiu das mãos de uma pessoa que tanto admiro.
Há muitos adjectivos que podem caracterizar uma pessoa, uma brilhante Jornalista, como a Margarida Vaqueiro Lopes, mas neste momento e além do orgulho que sinto por ter feito parte deste projecto tão bonito, o que faz verdadeiro jus a este texto é talento. E admiração, e generosidade, e gratidão. Sempre e muita.
Obrigada.
***
"Primeiro veio o curso de Direito. Que não satisfazia e tão pouco pagava as contas. O caminho, isso era certo, dificilmente passaria somente por esse Direito que a tantos seduz. Depois, a par do Direito, a consultoria. Afinal, empreendedor que quer  ter sucesso na vida tem que se desdobrar. Em Portugal, como sabemos, tem que trabalhar o dobro para conseguir metade do que muitos outros alcançam.
O brilho nos olhos e as mãos que não param, enquanto fala, são, possivelmente, as suas características mais marcantes. E o sorriso. Sempre rasgado, fácil, que se fecha rapidamente quando falamos de objectivos. De decisões. De vida. E claro, de gestão de tempo. Sofia Castro Fernandes não só gere uma agenda praticamente impossível que se divide entre projetos sempre novos, o filho e o marido, como ajuda os outros a encontrar tempo onde achavam que ele já não existia. Ajuda-os, também, a descobrir-se. A arriscar. A ser mais. Como?
“Encorajando as pessoas a darem o melhor de si. Seguirem em frente, mesmo que dê medo e às vezes falte coragem. Indo. Olhando para a frente. Impulsionando uma cultura de felicidade”.
E a história e o caminho da Sofia têm lugar na Papel porque inspiram. Têm ainda mais lugar nesta Papel, porque é a última [pelo menos por agora] e queremos, também nós, partilhar da sua inspiração."
[...] o texto da entrevista que dei à Margarida, aqui, na Papel.