terça-feira, 26 de julho de 2011

Virose

Ontem começou, do nada, a querer mais colo do que o normal, aninhava-se todo em mim, encostava a cabeça e chorava. Às tantas contorcia-se com cólicas, estava branco, tão branco, transpirava muito e estava quente. "Saúde 24", explicação do dia, nada de diferente na rotina, perguntas normais, orientação para levá-lo, de imediato, à urgência de pediatria com indicação de possível gastroenterite. Esteve a soro, a beber à seringa de 5 em 5 minutos [para ver se o pequeno estômago não rejeitava mais nada], a dormitar ao nosso colo, sempre com a cabecinha encostada, e a gemer com uma malvada de uma virose alapada e teimosa. E lá viemos para casa com um papelinho verde que começa por dizer "O seu filho está com Gastroenterite. É habitualmente uma doença benigna que passa ao fim de 4/5 dias..."
Hoje acordou bem disposto e parece estar melhor, mas continua sem querer comer nada. Nada mesmo nada. Só quer água e continuamos a dar-lhe soro e chá. Lá comeu meia bolacha e ficou por aí. Nem o caldo de arroz que lhe preparei, nem o leitinho que adora [e que bebeu - embora pouco - esta madrugada], nem coisa nenhuma do que a médica nos recomendou. Nada.
E dorme, dorme muito mais do que o normal. Acorda bem disposto, brinca, tagarela, mas volta a querer colo e dormir passado um bocado. A médica disse que este quadro poderia durar até 4 dias [5 no máximo] e que os vómitos e outros efeitos podem ir e voltar, ir e voltar. Ao mínimo sinal de alerta da descrição que vem no tal papelinho verde, rumamos ao Garcia de Orta.
Esperemos que não.