quarta-feira, 1 de abril de 2009

Idealizar

"(…) - Tenho medo de não ter coragem de lhe dizer... que gosto dela!... (como quando os medos são mais pequeninos quando não se imaginam, pensei para mim...) - Se eu fosse a ti… ainda assim... dizia-lhe! - Porquê? - Porque dói menos ficares desiludido ou triste, do que ficares a imaginar a vida toda que ela gostava de ti sem nunca saberes a resposta! No entanto nós também aprendemos com aquilo que não fomos capazes de fazer. Mas aprender a olhar para trás faz doer o pescoço. Um dia iremos perceber que gostar de alguém em segredo é (simplesmente) idealizar; desejar que uma ideia venha até nós sem fazermos nada para ir ao seu encontro. Um dia iremos perceber que idealizar é dizer adeus sem dar por isso." [Eduardo Sá]
E dizer adeus sem lutar é desistir de sonhar. E desistir de sonhar é desistir de viver. E desistir de viver é a coisa mais triste e feia e cruel que podemos fazer a nós próprios.
Luto, sempre, mesmo que no fim doa...
Perguntam-me qual é a génese do amor? A mim? E logo a mim que não percebo nada do amor.
Mas procuro defini-la como aprendi um dia... a génese do amor é dar e dar-se, entregar e entregar-se. Simples, assim parece.