terça-feira, 25 de julho de 2017

há uns dias foi assim*

a convite da Pescanova e da Samsung, sob o mote Sabores de Verão Pescanova, participei num dos workshops mais divertidos de sempre. o mote era preparar receitas frescas, ouvir as dicas do Chef Miguel Mesquita, do actor Lourenço Ortigão e da Nutricionista (tão, mas tão querida!) RaquelAbrantes.
as minhas parceiras de bancada (vencedoras do passatempo Pescanova/Samsung) foram as maiores e as melhores e os nossos pratos (salada de camarão e mexilhão para entrada e medalhões de pescada com crumble de azeitona como prato principal) estavam maravilhosos.
diverti-me, aprendi uns bons truques para repetir estas receitas em casa e fiquei super agradecida pelo convite que durante um par de horas funcionou como a minha terapia de mindfulness.
obrigada Pescanova e Samsung. adorei!



*
a receita maravilhosa que já repeti cá em casa
6 medalhões de pescada do Cabo Pescanova
1 pimento vermelho
1 pimento amarelo
1 cebola grande
vinagre de vinho branco q.b.
coentros frescos q.b.
azeite q.b.
2 folhas de louro
pimenta-preta em grão q.b.
3 dentes de alho
1 + 1/2 copo de vinho branco
1 + 1/2 copo de água
1 chávena de azeitonas pretas sem caroço
200 g de broa de milho

cortar os pimentos em tiras e a cebola em gomos. aquecer um pouco de azeite num tacho e juntar a cebola e os pimentos e deixar caramelizar em lume brando. temperar com sal e pimenta-preta. no fim, aromatizar com umas gotas de vinagre. reservar.
num outro tacho, levar a lume brando o azeite, os grãos de pimenta, o louro partido, o sal e os alhos cortados ao meio. quando estiver a ferver, adicionar o vinho branco e um pouco de água, se necessário. adicionar os medalhões de pescada e deixar cozer. retirar e reservar.
desfazer a broa de milho e tritura-la com as azeitonas até obter uma mistura com a textura de areia. reservar. de seguida, preparar o piso de coentros. aquecer um pouco de azeite. juntar num copo misturador os coentros e o azeite e triturar tudo.
servir o medalhão de pescada sobre a salada de pimentos e polvilhar com o crumble de broa e azeitonas. regar tudo com o piso de coentros.

» créditos das primeiras três fotografias | nuno fontinha