domingo, 8 de maio de 2016

ao domingo há Brunch*

Domingo é o meu dia favorito. Não há pressa para nada, excepto para dar abraços, mimos, tempo. Não há horas para acordar, e em dias mais cinzentos como hoje sabe pela vida um bocadinho mais de descanso.
Os nossos Brunchs são sempre uma celebração. Planeio-os ao sábado (ou à sexta – conforme esteja a dar formação ao sábado ou não) e deixo tudo organizado para que na manhã de Domingo tudo flua ao som da música que o coração me pedir para ouvir. Hoje o vinil da Nina Simone fez as nossas delícias. E a ela juntou-se uma mesa simples com as coisas boas que gosto de preparar para todos. Na lista dos pedidos estavam umas panquecas com iogurte e muitos morangos. E abacaxi, batido de morango, bolo de chocolate (hoje não fiz) e torradas no pão do rogil que nos trouxeram do lugar que nos faz suspirar de saudades.
Das receitas de hoje sairam umas panquecas que foram directas para o número 1 do nosso top e uma super simples e tão boa vitamina de abacaxi com hortelã e gengibre.

# panquecas altas e fofas
2 chávenas de farinha (de trigo ou aveia)
2 ovos grandes
½ chávena de leite (usei magro)
1 c. de sopa de fermento em pó
1 iogurte grego
Misturar primeiro a farinha com o leite, juntar os ovos, envolver bem o iogurte e o fermento em pó. Deixar repousar uns 10 minutos, enquanto pomos a mesa. Fazer as panquecas como habitualmente e ''empilhá-las'' intercalando com iogurte grego e morangos fatiados.

# vitamina de abacaxi, hortelã e gengibre
2 fatias grandes de abacaxi
1 mão cheia de folhas de hortelã
1 c. de chá de gengibre fresco

Levar tudo ao liquidificador e servir de imediato.

» créditos imagens | coco lapin