domingo, 10 de abril de 2016

ao domingo a mãe faz panquecas ❥

Fazer coisas pequeninas e tão grandes com o meu amor-pequenino: ''plantar'' pontas de cenoura, batata doce e pastinaca em copos com água e, daqui a umas semanas, ver germinar umas apetitosas folhas. ''Plantar'' alho grelado e esperar que nasçam rebentos de alho, ideiais para refogados. Organizar e arrumar a cozinha, transformar uma parede e ter as coisas do dia-a-dia mais à mão. Experimentar com eles uma nova receita de panquecas, pôr uma mesa bonita, sentir conforto cá dentro com chuva intermitente lá fora. Voltar à adolescência e pelos olhos e as palavras delas reviver a minha. Desejar muito que sejam sempre felizes assim, na simplicidade (mesmo que tantas vezes complexa) dos 12 anos. 
Preparar uma nova semana de trabalho, encaixar tanto em quatro dias, e conseguir ver, lá ao fundo, a cereja bonita que nos espera na sexta-feira. E vai correr bem, eu sei.


| receita para 6 panquecas altas e fofas |

1 chávena (bem cheia) de farinha de trigo
2 gemas de ovo + 2 claras (juntam-se em separado)
1 iogurte grego
1 chávena de leite
1 c. de sobremesa de fermento + 1 de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal

Juntar a farinha, o sal, o bicarbornato de sódio e o fermento. À parte misturar as gemas com o iogurte e no fim o leite. Juntar esta mistura à da farinha. Envolver bem. Bater as claras em castelo e juntar à massa. Aquecer uma frigideira anti-aderente. Por cada colherada de massa colocar uma  colher de café de manteiga. Repetir até terminar a massa.
Cá em casa gostamos de servir as panquecas com mel, ou iogurte grego e fruta, ou xarope de ácer, ou nutella (a preferida dos miúdos), ou muitos frutos vermelhos e compota.

» créditos imagem | bev cooks