sábado, 16 de abril de 2016

à mesa*

Dois dias de muita febre e ao terceiro uma ‘’bela’’ escarlatina. Se os planos já eram de apoio total aos manos na preparação dos exames finais que se aproximam, com uma escarlatina em casa, um benjamim bem disposto mas muito mimalha e muito colado a mim, há que aceitar os planos da vida e dar a volta por cima.
Sair apenas para tomar o nosso café que sabe pela vida dentro da vida do nosso bairro, voltar e organizar o plano de estudo com os manos, preprar receitas com reforço de vitaminas, muita sopa (que não dói a engolir), um delicioso puré de batata doce e outro de castanhas, mousse de morangos e mimo, doses extra de mimo.
Fiz uma aproximação do maravilhoso pão desta imagem. Não ficou tão perfeito, mas o sabor é uma definição perfeita de conforto.
A minha receita adaptada do lindíssimo «a cozy kicthen»:

2 chávenas de farinha de espelta
2 colheres de sopa de açúcar mascavado
1/2 chávena de leite (morno)
1 colher de chá de fermento de padeiro
2 bananas maduras esmagadas
2 colheres de sopa de manteiga de amendoim
1 pitada de sal
1 colher de sopa de manteiga
1 ovo


Dissolver o fermento de padeiro no leite quente. Misturar o açúcar com o ovo. Juntar a farinha, o leite e envolver tudo muito bem, sem bater. Juntar a manteiga e o sal. Misturar as bananas com a manteiga de amendoim e adicionar ao outro preparado. Forrar uma forma rectangular com papel vegetal. Verter a massa e deixar levedar uma hora. Vai ao forno (pré-aquecido a 180º), por 40 minutos.

» créditos imagem | stories by me