segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Para bem emagrecer, compensar


Alentejo é sinónimo de boa mesa. Bom pão, muitos figos (uma sorte tremenda nos dois cestos que trouxemos cheios), bons queijos, enchidos e muito sol que convida à preguiça.
No fim-de-semana deixei-me levar um bocadinho pelo ritmo desta melodia doce que se chama Sul. No meio dos almoços de grelhados e salada no quintal da avó, com os miúdos em delírio entre banhos de mangueira, subir às árvores para apanhar figos e romãs, comer uvas brancas tão doces e sumarentas, apanhar flores para trazer um bocadinho deste campo para a nossa casa, estivemos à mesa um bom par de horas, com conversas boas e pequenas delícias que hoje pedem compensação.

Chá frio de pêssego e lavanda

1 pêssego grande, maduro
2 litros de água
1 raminho de lavanda (usei fresca, mas pode-se usar seca)

Lavar e descascar o pêssego. Ferver as casacas do pêssego no litro de água, juntamente com o raminho de lavanda. Assim que levantar fervura, desligar. Coar, deixa arrefecer por completo e reservar. Triturar o pêssego até ficar líquido. Num jarro grande juntar o pêssego triturado, a água e cubos de gelo. Aromatizar com mais lavanda, a gosto. Ir bebendo ao longo do dia.

» créditos imagens | perpetually chic