sexta-feira, 16 de maio de 2014

Bom dia [e o pequeno-almoço da criançada]


Há fases em que os nossos miúdos andam fartos de cereais. Mesmo com a variedade que vamos comprando, há dias em que torcem o nariz. Por eles comiam panquecas com iogurte grego e morangos todos os dias. Ou bolo de chocolate (diz o mais velho), ou bolo de limão e sementes de papoila (diz a mana) ou maçãs e cenouras em doses industriais (para o Martim... sim, não se entende este filho, é sempre isto que pede de manhã, ao lanche, e sempre que tem fome, maçãs e cenouras).
Vou diversificando o mais que consigo, vou fazendo pão que eles adoram em torradas, e quando tenho mais tempo faço alguns dos mimos que eles gostam. Como um crumble de pêra, gengibre e frutos vermelhos que, num destes dias ao lanche, desapareceu em minutos.

4 pêras
1 taça de sobremesa cheia de frutos vermelhos (morangos, mirtilos, framboesas, amoras)
1 c.sobremesa de gengibre fresco ralado
160g de farinha
80g de açúcar + 1 c.sobremesa
80g de manteiga
¼ c.chá de canela em pó
¼ c.chá de gengibre em pó

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Descascar as pêras e cortar em fatias finas. Colocar as fatias de pêra numa tigela e misturar o gengibre fresco ralado e uma colher de sobremesa de açúcar. Noutra tigela misturar a farinha com o açúcar, a canela e o gengibre. Juntar a manteiga aos cubos e trabalhar a massa até parecer areia grossa. Numa travessa que possa ir ao forno, colocar as fatias de pêra e os frutos vermelhos, por cima deitar a massa. Pressionar a massa de modo a tapar a fruta na sua totalidade. Polvilhar com uma pitada de açúcar e outra de canela. Levar ao forno durante 30 minutos. Servir morno.