sexta-feira, 23 de maio de 2014

A vinda de um mano. A Madalena. O quarto novo.





Andamos juntos a pesquisar tecidos, papel de parede, uma cama nova, o equilíbrio de cores para um quarto que será de menina e menino. Não é fácil, mas vamos conseguindo algum consenso. Não vai existir um lado mais cor de rosa e outro mais azul. Acordámos nas cores de tom pastel, verde água, azul suave e vermelho-morango (que adoramos as duas). Acordámos nas ilustrações que queremos nas paredes, nas fotografias que vamos imprimir, nas colchas para cada cama e nas prateleiras onde vão viver os livros dos dois (e dos três, a seu tempo). Isto para já, para este agora, e os cinco de somos. Quando formos seis, mudamos tudo de novo.
Na verdade este é um exercício de mudança que gostamos de fazer com eles. Porque sabemos que o quarto dos nossos filhos é uma espécie de universo, de brincadeiras e jogos, de trabalhos, de estudo, de espaço para descansar, para gritar, para partilhar alegrias e tristezas, onde se refugiam e para onde nos chamam. É por isso um Universo, o Universo deles, e que está em constante mutação, que num dia é um zoológico, no outro uma cozinha, no outro uma nave espacial, em muitos outros uma sala de aulas, mas é sempre e por tudo isto um espaço e um Universo em permanente mudança. 
E este tem sido muito mais do que um exercício de escolha de uma decoração bonita para um quarto partilhado por manos. Tem sido um exercício de partilha de opiniões, de gostos, de vontades, de sonhos, de envolvimento numa mudança que se quer serena e de paz, com tempo e calma, na busca de um equilíbrio que nos une e aproxima a todos, cada vez mais.