sexta-feira, 4 de abril de 2014

Nós não temos medo de falhar. Temos é medo de falhar e os outros estarem a ver.

Podemos tentar inúmeras vezes, sozinhos em casa, tentar montar o móvel que comprámos na semana passada e que não conseguimos perceber como as peças encaixam umas nas outras. Podemos estar sozinhos em casa e tentar inúmeras vezes cozinhar aquele prato que tanto desejamos. Estando sozinhos, fazemo-lo infinitas vezes. Mas quando sabemos que alguém está a ver, então tudo se torna mais complicado. Não é o medo de falhar, é o medo de falhar e alguém estar a ver.
Da mesma forma, quando tropeçamos na rua, ou caímos no passeio, na lista Top 3 de preocupações está «alguém viu?». Pode não ser certamente a primeira coisa em que pensamos quando caímos na rua, mas está definitivamente no pódio das preocupações.

E é esse medo de estar alguém a ver que impede que muitas coisas se façam e que muitos objectivos se atinjam. Esse receio de ter olhos a ver-nos falhar faz-nos não tentar mais vezes até conseguir. Isto é válido para o prato que queremos saber cozinhar e para o trabalho que queremos ter na vida. É válido para apresentar propostas ao nosso chefe ou para montar o móvel lá de casa.
Outra coisa que nos impede de tentar coisas novas, ou aprender é quando não somos apenas nós que estamos em risco. Quando queremos mudar de emprego mas isso coloca em risco a vida dos nossos familiares é provável que fiquemos mais acanhados. Colocar em risco aqueles de quem gostamos é mais difícil do que ficarmos nós próprios em risco.

O problemas das pessoas não irem mais longe não é o medo de cair, é o medo de estar gente a ver. (...) Não ter medo não significa ter coragem para tomar medidas difíceis, significa tomá-las sem pensar nas consequências. Não ter medo é mau, é inconsequente. E entre não ter medo e ser-se corajoso vai uma distância grande.
O corajoso não é aquele que salta para o escuro sem pensar, é aquele que pensa muito bem nas consequências e decide saltar. Sem empurrar ninguém.


» Sérgio Diamantino, no Diário Digital