terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Dar o primeiro passo

'Por vezes hesitamos quando devíamos estar a começar. Refreamo-nos, prometemos a nós mesmos investigar mais, esperamos por um momento mais oportuno, procuramos uma audiência mais complacente.
Este hábito é incrivelmente comum. Consome o nosso génio e destrói a nossa capacidade de dar o contributo que estamos habilitados para dar. Podemos chamar-lhe deficiência de iniciativa – uma limitação decorrente da falta de iniciativa suficiente.
Por estranho que pareça, o contrário também é verdadeiro. Há pessoas que combatem o medo e a tentação da fuga fazendo qualquer outra coisa. Excedem-se nas iniciativas, constantemente a sonhar com a próxima grande coisa que vão fazer, muito grande, mais do que isso. À segunda-feira imaginam fundar uma companhia de transportes por balão aerostático, à quarta-feira trocam-na pela patente de um novo motor Stirling e, se a ideia não vingar, dentro de um dia ou dois, quando chega o fim-de-semana, congeminam um negócio qualquer de entregas ao domicílio.
Fitzgerald agarrou bem esta ideia quando descreveu a atitude de Jay Gatsby: “Qual era a utilidade de fazer grandes coisas se podia passar um bocado muito melhor a falar-lhes sobre aquilo que ia fazer?” 

É tão fácil apaixonarmo-nos pela ideia de começar que nunca começamos realmente.’
»
Seth Godin | Tomar a IniciativaPróximo Workshop Grow Consulting (Fevereiro)