quarta-feira, 20 de novembro de 2013

O jantar deles

Normalmente quem cozinha lá em casa sou eu. E quem faz as listas das compras (as listas de tudo e mais alguma coisa) sou eu. Quem controla as lides domésticas sou eu. Quem organiza as tarefas de cada um (com listas) sou eu. Quem orienta os planos para as rotinas da semana e as idas aqui e ali ao fim-de-semana sou eu. Não porque o senhor meu marido não queira/saiba fazer. Sabe, faz, gosta e planeia muito bem, em tanta coisa muito melhor do eu, mais objectivo, mais racional, muito menos emocional (sobretudo nas idas às compras, não há cá só-mais-este-mimo-para-os-miúdos - e para mim - ou aquele-pãozinho-ou-aquele docinho. Zero. É o que faz falta, o que precisamos mesmo, o essencial e o mais saudável que possam imaginar. Sim, enerva-me e contenho-me bastante para não lhe bater. Massssssssss enfim.
Ontem deixei-os por conta própria. Sem listas, planos, nada. Saí de casa cedo para uma série de reuniões seguidas. Fui para a Lanidor a seguir ao almoço e fiquei lá até à noite, em formação. Quando cheguei a casa tinha os meus três rapazes na cozinha. Animados, a fazerem o jantar, com um cheirinho de babar e tudo em ordem. Já tinham ido às compras, já tinham arrumado tudo, já tinham a mesa posta, o jantar praticamente pronto e todos os mimos que eu gosto tanto: legumes salteados em alho e azeite, quadradinhos de perú com molho de soja e um maravilhoso puré de batata doce. Tinham comprado diospiros de roer (os meus favoritos), uma deliciosa romã para o serão e dois presentes para a menina: uma caixa de bombons de morango Milka (amo!) e um lindo e maravilhoso vaso com a planta que dará o meu fruto favorito: mirtilo. Ainda esperei para ver o que me iam pedir a seguir, com taaaaaaaaaanto mimo e tanto mel e tanta coisa certinha, no lugar e como gosto. Mas não, foi mesmo do coração e para me verem feliz. E eu sou, sou mesmo feliz. Uma pessoa feliz por tê-los na minha vida e uma mulher e mãe vaidosa por ser mimada assim.
E tenho de deixá-los mais vezes a tratarem de tudo, compras, listas, jantar, arrumações e organização. Sou-me mesmo bem.