sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Nesta casa a única [marmota] de dieta sou eu. O resto é tudo magro [e irritante, claro].


Primeiro disse-lhes que iam ficar toooodos solidários comigo. Em francês, para não apanharem metade. O plano era ver se eles nem percebiam que se tinha acabado o regabofe dos bolinhos ao fim-de-semana, a loucura das panquecas fofas com Nutella e a grande rambóia dos hidratos e de tudo o que EU não posso nem sonhar que existe. Não resultou. A marmota sou eu, há que assumi-lo, eles querem continuar a comer de TUDO e a serem mega-magros, de tal maneira que chega a dar-me vontade de lhes bater. Contenho-me bastante.
Maneiras que um destes dias voltei aos bolos e a inventar uma bela receita de bolo de iogurte com pêra, gengibre e limão. Não faço ideia se estava bom [porque sou moça muito obediente à minha Nutri, que sou], mas pela velocidade com que o dito voou, cheira-me que podeis confiar na receita.

3 pêras maduras
1 mão cheia de avelãs
2 chávenas de açúcar amarelo
2 chávenas de farinha de trigo
100g de Vaqueiro
4 ovos
1 limão + 1/2
1 colher chá de fermento + 1 colher de café de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de gengibre (ralado)

Bate-se a Vaqueiro (amolecida) com o açúcar. Juntam-se, um a um, os ovos, o gengibre, o sumo e raspa de um limão. Envolve-se bem a farinha, o fermento, as avelãs e o bicarbonato. Bate-se por mais 2 minutos.
Untar muito bem uma forma (usei Vaqueiro líquida) e dispor as pêras em fatias no fundo da mesma. Polvilhar com uma colher de sopa de açúcar amarelo e sumo de meio limão. Cobrir com a massa e levar ao forno (180º) durante 35/40 minutos.

[créditos das imagens The Food Club]