segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Martim, the Cook!

O Martim adora tudo o que tem a ver com cozinha: os tachos, as colheres de pau, o passe vite e os mil buraquinhos, a azáfama à volta do jantar e os cheirinhos que identifica com a inocência boa dos seus adoráveis três anos. Pede-me para ajudar, para ver o que estou a fazer, para ficar em cima do banco enquanto observa a organização da banca da cozinha, o pôr por ordem os ingredientes, lavar e cortar os legumes, decorar pratos e cheirar ervas aromáticas. Delira com isto tudo!
Tem o seu próprio espaço na cozinha, com as suas colheres e facas do IKEA, uma espécie de saladeira onde mistura massas, louro, sal e alhos, e finge estar a fazer o mesmo que eu. Há dias em que inventa pratos, ervilhas com gomas e frango com chocolate são os meus favoritos. Este ritual, tão nosso, tão bom, é uma festa. Adoro tê-lo por perto. Adoro as histórias que me conta, adoro a criatividade, o muito que inventa e o tanto que me faz rir. 
Este fim-de-semana ficou muito atento durante as nossas cooking lessons. E apesar de não ter podido participar muito, delirou a ver os irmãos de avental, com as mãos na massa, feliz por poder fazer parte deste momento tão bem pensado para a família. O Chefe João faz a diferença no Cooking and Nature. Toda a gente gosta dele pela simpatia, pelo sorriso aberto, pelo ar querido e pelos truques que nos vai ensinando em cada prato.
Adorámos este momento no nosso fim-de-semana. Eu, em particular, que não mexi uma palha na cozinha e só fui para ver e comer. Abençoado Cooking.