terça-feira, 30 de outubro de 2012

Tenho coisas para vos dizer




Da mesma forma que já aqui fiz o exercício da crítica, todos os que me lêem sabem que também faço, e com muito mais prazer, o exercício do elogio. E é isso que venho fazer hoje. O elogio a um grupo de pessoas e a uma marca, que por sinal já é centenária e que só através da excelência dos seus serviços, associados à excelência da marca que representam, se vem conseguindo manter durante tantos anos como uma referência no mercado nacional.
As voltas e as curvas desta vida levaram-me a ter de escolher um automóvel. Tarefa que me pareceu, ao início, chata e aborrecida. Ter de me preocupar com motores, características técnicas, consumos, performances, revisões, contratos, não é a minha praia... (são tarefas para Dom Marido, ele que se entretenha a brincar aos Popós).
Mas realmente, após uma pré-selecção e a primeira visita ao Concessionário do C. Santos VP, fui obrigada a mudar de opinião. A conversa, que esperava ser técnica e aborrecida, tornou-se agradável pela forma simpática como fomos recebidos. Mesmo durante a “venda” de um automóvel que é o mais simples e básico da marca, o Gestor de Clientes que nos recebeu soube atender-nos como se estivéssemos à procura de um topo de gama, distinguindo inclusive  as conversas sobre motores (pelouro de Dom Marido), da conversa sobre as cores, os interiores, a segurança das crianças (my business). E, last but not least, soube explorar uma particularidade do carro, que me conquistou definitivamente e que faz os encantos de qualquer mulher.
Resumindo, mais do que a máquina, fiquei ainda mais fiel à marca (da qual já éramos clientes), pela capacidade e disponibilidade de diálogo, pelo conhecimento que tinha do produto que nos estava a oferecer e pela cortesia e atenção que me disponibilizaram a mim e ao Martim, que saiu do Stand com chocolates, balões, rebuçados e uma miniatura linda do popó novo da Mamã.

Gosto de pessoas, marcas, organizações que sabem o que fazem e que fazem o que sabem de forma ímpar. E gosto quando sabem explorar o potencial de um cliente com pequenas atenções que marcam a diferença: ter recebido este fim-de-semana a surpresa de ter um Mercedes Classe A, topo de gama, à minha espera e à minha disposição, encheu-nos as medidas. Excelente estratégia de marketing.