terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Acrescentar mundo

Somos seis alunos, todos estrangeiros. Duas portuguesas, dois italianos, um alemão e uma francesa. Viemos todos agarrados a uma oportunidade que surgiu longe do nosso país, todos determinados em aprender esta língua, todos empenhados em dar o seu melhor.
No início eramos completamente fechados uns aos outros, limitavamo-nos ao bonjour (somos obrigados a falar francês entre nós) e daí não passavamos. Só nos trabalhos de grupo e mesmo assim estavamos condicionados à matéria e ao pouco que sabiamos falar desta língua. Agora é diferente. Passadas umas boas semanas desde aqueles primeiros dias, estamos muito mais próximos, mais receptivos, ajudamo-nos a melhorar em cada dia, trocamos ideias, experiências, dicas, livros que descobrimos e que trazemos em fotocópias uns para os outros, organizamos trabalhos de grupo, pesquisamos formas de aprender mais e melhor e passámos de grupo a equipa. E eu e a minha compatriota ficámos amigas.
Aconteça o que acontecer o saldo desta missão-alpes (como lhe chama a minha mãe) já é positivo. E sempre (sempre, sempre) por causa das pessoas.