sexta-feira, 14 de outubro de 2011

M&M


'O rio representa o ambiente em que vive o nosso filho. As águas tanto podem agitar-se como acalmar-se. O rio tanto pode alargar-se e permitir-nos voltar o barco em várias direcções como estreitar-se e sujeitar-nos aos seus rápidos.
Certo é que, por mais experientes que sejamos como guias, o ambiente exerce maior impacto sobre nós e sobre a viagem que fazemos com os nossos pequenotes do que qualquer outra coisa. Uma das grandes lições que aprendemos ao percorrer o rio é que as rotas mais fáceis são as mais conhecidas e atravessadas, e que encontraremos janelas de oportunidade que nos permitirão chegar a esses locais de boa navegabilidade. Em bom rigor são os nossos filhos que nos ajudam a alcançá-los.'

Nos dias em que consigo actualizar as minhas leituras acabo sempre por ler [ou reler] um capítulo de um dos meus livros de cabeceira ["You, Raising Your Child", do Dr. Oz]. Depois de umas horas de jogos e partilha de aprendizagem com o Martim, [e eu aprendo tanto com ele, a ter mais paciência, por exemplo], este texto encaixou ainda melhor. É que faz mesmo todo o sentido.