domingo, 25 de setembro de 2011

Dias infinitos

Os nossos dias começam muito cedo e terminam sempre muito tarde. O Martim acorda sempre, mas sempre é mesmo sempre, super cedo. Sábados, Domingos, feriados, férias, não dá tréguas. É o galo da casa e acorda toda a gente. Raros são os dias em que saio para correr e ele fica a dormir com o pai. Normalmente é ele que fica a acordar o pai!
Acontece que nas últimas semanas alterou radicalmente o horário para adormecer. Até há umas duas semanas, mais ou menos, tinha um ritmo muito certinho: jantava às oito, connosco, e por volta das 21h30, máximo 22h, estava a encostar às boxes para dormir. E assim ia até às 7 da matina (ou 6 da matina, também tivemos essa fase, mas a maioria das vezes 7 da matina).
Agora batem as dez, batem as onze, bate a meia noite e mister-pilhas-duracel não quer dormir. Fica numa euforia, numa alegria, numa doideira para brincar, "falar", gatinhar, correr a casa toda, parece ter acordado há cinco minutos e diz bom dia a uma nova manhã e aos brinquedos todos! Dia esse que começou lá atrás, cedo, beeeem cedo.
Não entendo o que se passa com o meu peter-rabbit, e não entendo como é que ele não tem sono até à meia noite, faz birras se o pomos na cama para dormir, se o tentamos [no limite] adormecer ao colo, se nos deitamos ao lado dele, tudo e mais alguma coisa na dura luta contra esta recente espertina.
E quando ele ainda adormecia cedo, nós podiamos trabalhar até à meia noite, uma da manhã e ainda dormiamos horas suficientes. Agora quanto mais tarde ele adormece, mais tarde começamos a trabalhar e, no dia a seguir, às mesmas 7 horas o galo canta e pouco importa se eu e o pai dormimos 2, 3 ou 4 horas.
E diz que não há nada a fazer, que são fases e que passam. Ou não... porque há crianças que dormem menos e outras mais e o nosso pediatra deu-nos o exemplo do filho, que desde bebé dorme muito pouco, até hoje com 11 anos.
Olha, é o chamado rise and shine e as agradáveis surpresas da maternidade [em que mesmo as horas mal dormidas são depois compensadas com aquele sorriso lindo, as coisas novas que faz e nos oferece todos os dias, um amor crescente, o brilho nos olhos, a alegria pura e os dias que ele torna cor-de-rosa mesmo quando amanhecem cinzentos].