quinta-feira, 28 de julho de 2011

Segundo turno

Ontem ainda tivemos de voltar a ligar para a Saúde 24, porque Dom Martim, a partir do final da tarde, deixou, pura e simplesmente, de querer beber água. Já não comia nada, e até aí 'tudo bem', deixar de beber é que não podia ser. Nem água, nem soro, nem um chá que comprei na farmácia e mais aquele pó hidratante que me recomendaram, nada. Nadinha. Recusava tudo e esteve assim horas. Não queria brincar, não queria dormir, e era só colo-colo-colo com a cabecinha encostada a nós, num contínuo lamento. Até que às onze da noite ligámos para os pacientes senhores da Saúde 24 que nos recomendaram uma passagem(zinha) pelo Garcia da Orta. Era imprescindível que o Martim fosse reavaliado e perceber se estava hidratado.
Está. Está hidratado e a caminho da recuperação. Mas, como nos disse a médica do GO, nestas coisas não se deve facilitar. Deixou de comer por completo e deixa de aceitar líquidos, pode ser muito grave.
Desta vez estivemos pouquíssimo tempo no hospital e fomos atendidos com a mesma disponibilidade e competência. E pela segunda vez, na sala de espera, se vêem tantas mães sozinhas com os filhos nos braços. Sem pai nenhum à vista...