quarta-feira, 18 de maio de 2011

Entretanto no Planeta Finanças: só alegrias.

Recebo uma carta das Finanças. Mau sinal. Normalmente não são boas notícias e eu penso logo "pronto, o que é que eu não paguei a estes gajos senhores?". 
Diziam os senhores do planeta Finanças [uns fofos] que eu tinha, nada mais, nada menos, que pagar uma multa de uns simpáticos 3.250€. Hã?? Pois. Entrei em rota de colisão, histerismo, pânico, toda eu era nervos e ai jesus, quem é que me acode.
Mandavam a referência multibanco e sugeriam que pagasse imediatamente para evitar mais juros de mora e execuções e etc etc etc, conversa de credor. A unica referência que a carta indicava era que versava sobre o imposto de 2009. Ora tendo em conta que a menina em 2009 não auferiu rendimentos neste país à beira mar plantado...
Não paguei. Não sem antes pôr pés a caminho e ir lá perguntar o que era aquilo. Carta para cá, carta para lá, afinal não é nesta secção, tire uma senha J, vá ali falar com a minha colega, não consigo ver nada no sistema, mas afinal isto é de que ano?, ahhhh, bom, tem de tirar a senha D e ir lá acima à execução fiscal.  Mais 20 minutos à espera que o sistema cooperasse, mais conversa porque já devia ter lá ido, mais espere aí que não encontro aqui nada, mais tem a certeza que é este o seu NIF? - a esta altura já me projecto para a Segurança Social e acho que tenho a equipa dos Apanhados atrás de mim há dois dias. Bem, parece que afinal há um engano a seu favor. Oi? A meu favor? Nãaaa, nisso eu não acredito! Diz que sim, que não tem nada a pagar. Isto foi um erro do sistema e bla bla bla. Aconteceu com muitos contribuintes por causa do novo sistema informático e bla bla bla.
Fico à espera do "mas"..., ou do "e ainda".... Mas, hossana nas alturas, não há mas nem coisa nenhuma assustadora. Não devo nada aos senhores das finanças e só me apetecia dar beijinhos na testa da senhora que me deu esta linda notícia. Ou estalos, também podiam ser estalos, porque afinal eu estive à beira de ter uma síncope com o susto da multa de 3000 euros! E depois queria ver quem é que se responsabilizava pelos danos!

Bem, resultado prático: os senhores das Finanças também se enganam. E antes de pagar é melhor passar por lá e andar de senha em senha até entender se devemos alguma coisa e porque é que devemos.
Mesmo que, com a brincadeira, se perca uma manhã inteirinha. Isso é que ninguém paga. Pois.