quarta-feira, 22 de setembro de 2010

As dicas da minha super enfermeira

Para o Martim dormir melhor [e ele dorme muuuuuito melhor de noite] são estas:

 - pô-lo a dormir durante o dia na caminha dele [de maneira a que à noite não sinta a cama como um espaço estranho, alternando com a Coque ou a Espreguiçadeira [que nós temos na sala].
- deixá-lo chorar [odeio odeio odeio esta "dica" com todas as minhas forças! torço-me toda quando o oiço chorar e tenho de o deixar lá. :( vale-me a paciência e calma do papá].
- não muidar a fralda de noite, quando ele acorda para mamar - confesso que não cumpro sempre ste ponto, porque me faz confusão voltar a deitá-lo com cocó ou chichi. esta dica não é assim muito normal, mas...
- não falar com o bebé de noite, quando ele acorda para mamar (porque segundo a nossa enfermeira, eles não chegam a acordar, ficam em estado do vigília).
- manter o quarto quentinho (no hospital punham sempre um saco de àgua quente ao nível das costas do Martim e ele dormia super bem).
- dar tempo suficiente, depois do bebé mamar, para que ele possa arrotar. muitos bebés não voltam a dormir bem durante a noite por causa do ar que não conseguem expelir.
 - não comer uvas em excesso (causam insónias ao bebé), café nenhum, chocolate q.b, zero leguminosas e zero legumes verdes-escuro (espinafres e afins).

Apesar de achar que não está aqui nada assim de muito revolucionário, espero que vos ajude, tal como vocês, e a vossas dicas, me têm ajudado.Se me lembrar de mais alguma dica volto.