segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Fusilli, Fettuccine, Penne, Linguini, Tiramisu, Panacota e a Toscana

Uma das coisas que mais prazer me dá é cozinhar. Funciona como uma terapia, um tempo só para mim, em que dou asas à imaginação e deixo-me levar pelos sentidos e pela vontade de criar algo bom, delicioso e bonito (adoro pratos coloridos e bem decorados). Cozinhar com uma boa banda sonora faz milagres em dias de grande neura, TPM, desgostos amorosos, crises com o chefe, arrufos com os colegas e desilusões com a vida, em geral. Ou nada disto, e cozinhar para os amigos e cozinhar porque estou feliz e cozinhar porque gosto de comer e comer bem.

Por isso, um destes dias, em que fiquei by myself at home, preparei um banho daqueles que resultam tipo candomblé (sai tudo), com imensa espuma de muitos sais com aroma de manga. Nina Simone na aparelhagem e o serão prometia a paz que precisava. Revitalizada com o banho, fui para a cozinha inventar e pôr as mãos na massa. Literalmente. Adoro pastas, todo o tipo de pastas e, além da minha costela africana e indiana, devo ter uma italiana, sim, devo ter. E também não me importava nada de ser linda como as italianas (a maioria, vá). Bom, adiante, preparei uma pasta que, modéstia à parte, estava deliciosa. Spaghetinni, gambas, molho pesto, rucula e limão. De babar!

E no meio disto tudo achei que podia ser uma querida, que sou, e partilhar esta minha receita com vocês, pessoas. Não sou propriamente a Filipa Vacondeus, mas até acho que me safo bem, vá. E enquanto não me entra porta adentro um Gualtiero Marchesi (versão menos 40 anos, pronto) que me diz "miúda, larga os tachos que quem cozinha para ti sou eu", eu vou sendo feliz assim. Molto felice.

Maneiras que é isto. Fica a receita e um devaneio: um dia começo a pôr em papel, que é como quem diz a blogar, as minhas receitas de pastas inventadas.

Notinha: eu seria muito feliz na terra do Topo Gigio, seria, seria. E fofinha como ele, aka, gordixa, gordixa.

8 gambas cozidas, 1 frasco de molho pesto (o do Pingo Doce é óptimo), raspas de limão e umas gotas de Tabasco. O spaghetinni é cozido "al dente" - 4/5 minutos - e guardamos uma chávena (de chá) da água da cozedura. Junta-se numa tigela as gambas com o molho pesto. Quando a massa estiver cozida, mistura-se com os restantes ingredientes e a água que reservámos. Vai ao lume por dois minutos, mexendo sempre e não deixando secar a água toda. Retira-se do lume, decora-se com as folhas de rúcula et voilá! Buon appetito!