quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Fecha a boca

Dizia-me a minha amiga Rita, que o segredo para uma dieta eficaz é fechar a boca. E eu, crente no bom senso, comentei: sim, concordo, fechar a boca no sentido de reduzir na quantidade de comida, certo, não comer doces, nem fritos, certo, aumentar a quantidade de legumes e frutas, certo e equilibrar o consumo de hidratos, certo.
Errado, diz a Rita. Fechar a boca é mesmo fechar a boca, literalmente, e é por isso que eu vou andar 15 dias a beber esta "bendita" Seiva, que é por causa das coisas. Preciso de perder sete quilos até lá.
Sete quilos? Mas eu ouvi bem? Sete quilos em 15 dias? É claro que me esforcei, qual Dr. Póvoas ou José Maria (fofinho) Tallon, para lhe explicar que, ah e tal amiga, estás é maluca, porque isso não é dieta, mas quase uma auto-mutilação. Mas desisti da campanha a meio, mais ou menos como certos partidos, quando percebem que ninguém os está a ouvir, estão a ver o género? É esse.
Isto porque acredito e sou a prova viva disto que vou dizer, que qualquer dieta, para resultar e não ter o efeito perverso ao fim de algum tempo, precisa da nossa parte de uma dose bem medida de bom senso. Engordar 15 quilos em um ano e querer perdê-los em 15 dias não é assim uma coisa muito esperta, pois não? Rita, meu amor, estás a ser Bambi. Segue-se muito equilíbrio, uma força de vontade sólida e um cardápio (que acho que deve ser elaborado por um nutricionista, e não por auto-recriação) que inclua tudo o que precisamos para ser saudáveis. Acho que esta última palavra é a que mais deviamos ter em conta na altura em que decidimos fazer dieta. Entendo que o desejo de recuperar a forma física e a figura de outros tempos chegue a ser (em tantos casos) desesperante, que nos leve a cometer verdadeiras loucuras. Mas acho que ninguém quer/precisa de correr riscos de ficar doente com uma dieta, pois não?
Não existem receitas mágicas para emagrecer, nem poções que nos transformem na Blake Lively assim do dia para a noite (nem da noite para o dia, nem coisa nenhuma - bitch!). Nem acredito na história que a melhor fórmula para emagrecer é sofrer um grande desgosto de amor (está tudo doido..), comigo funciona precisamente ao contrário, ou que o que devemos fazer é deixar de comer, malhar que nem malucas (sendo que o exercício com conta, peso e medida é um grande aliado) e em soluções temporárias de comprimidos e mezinhas que mais não fazem do que destabilizar o nosso sentido de humor, destabilizar a nossa saúde, causar um défice de vitaminhas e sais minerais que se perdem abruptamente e que um dia, mais tarde, nos vão fazer perceber que Roma e Pavia... o resto vocês sabem, e eu também, que faço mea culpa em excertos deste post, sobretudo na minha adolescência, e que sou repetente em dietas e acho sempre que tenho uns quilinhos a perder. E diria um amigo meu assim de repente "Mulheres! Acham-se sempre gordas e estão sempre em dieta." Acho um bocado sexista, mas devo ser só eu. Até porque nem há homens que fazem dieta nem nada, nem os há que se preocupam mais com estas coisas do que as mulheres, pois não, que ideia.
P.S: agora a sério, há mesmo quem consiga emagrecer a beber seiva? isso não é uma coisa para lá de horrorosa? tenho para mim que pelo aspecto e tal deve ser tipo mucoral xarope... não sei.