domingo, 4 de outubro de 2009

Tira as de Verão, põe as de Outono/Inverno

Decidimos que hoje iamos fazer limpezas de Outono. Arrumar as roupas de Verão (snif snif) e encher os roupeiros com as de Outono e Inverno. Até aqui tudo bem.
A questão é esta: como é que eu me convenço que tenho de dar aquilo que já não uso? Que vou guardando e guardando na esperança, remota, de um dia se voltar a usar, de um dia me voltar a servir, de um dia alguma amiga ou a minha irmã precisarem de qualquer coisita minha... e vou guardando roupas e sapatos, malas e bijuterias que não uso, mas que tenho pena de me desfazer. Arranjo sempre uma desculpa e um cantinho no roupeiro para as ir guardando.
Uma amiga minha, que é psicóloga, diz que isto é apego emocional, medo de perder o vínculo emocional que aquele objecto/peça de roupa carrega. Parece-me exagerada esta análise, sei lá.
Eu costumo ver estas coisas de uma forma mais prática (menos a raiar o patológico): sou mulher, gosto muito das minhas coisas e gostava de guardá-las para sempre, porque acho que um dia posso precisar delas. Não é mais simples, amiga? Ou sou só eu a arranjar desculpas... mais uma vez.