terça-feira, 29 de setembro de 2009

Eu gosto de dormir

Mentira. Eu adoro dormir.
E, se calhar*, sou a única que sente prazer com o sono reparador. Ou a única que põe o despertador a tocar tipo dez minutos antes da hora a que tenho, mesmo, de me levantar. Que fico esses dez minutos em estado de ronha total, tipo gato, a ronronar e a rezar para que aquela porcaria não toque tão depressa. Devo ser a única a ficar toda contente da vida quando acordo a meio da noite e percebo que ainda faltam imeeeensas horas até ter de me levantar. Que durmo que nem uma rocha e não há barulho nenhum (mas mesmo nenhum) que me acorde...
Devo ser assim a dar pró freak porque gosto de dormir a sesta quando estou de férias e adoro adormecer no final de um dia de praia, quando o sol já não queima.
O certo é que já me chamaram, por aqui, de maluquinha das limpezas e eu pensei "mas sou só eu?". Percebi que não (ufa!). Hoje, com a conversa sobre dormir (muito) no fim de semana (em que choveu como se não houvesse amanhã, já neva nos pontos mais altos destas montanhas e sair de casa era igual a apanhar uma pneumonia), dizem-me que não, que não é asim tão normal gostar de dormir (chamaram-me preguiçosa, com modos, claro, senão rodava a baiana), que ao fim de semana se levantam à mesma hora (7h...) e chega-lhes de descanso porque querem é aproveitar o dia. E eu até entendo o que eles dizem, porque se há coisa que me dá prazer nesta vida é a vida em si mesma. E até concordo que quem muito dorme, nada aproveita. Mas, em dias de grande temporal, frio, e afins o que é que se pode aproveitar no meio da rua? Hum? Ir para shoppings? Colombos e outros antros que tais? É a isso que chamam a proveitar? É ir bater perna em cafés? Ainda se me falassem em cinema e teatro, muy bien, a menina gosta. Mas para isso não precisamos de acordar às 7h da matina a um sábado ou domingo, pois não?
Em jeito de conclusão, mas sem jeito nenhum:
- ou eu vim parar ao clube dos maluquinhos e juntaram-nos todos aqui e isto é uma espécie de punição, ou karma ou o caraças, por alguma que fiz e não me lembro, ou tenho de me convencer que eu, porque gosto de dormir, fazer alguma ronha antes de me levantar (todos os dias) às 7 da matina, fazer sestas nas férias e não bater perna em shoppings em dias de chuva (ou de sol, não vou, ponto) sou uma verdadeira alien.
E sabem que mais? Quero lá saber do que os estrangeiros pensam. Eu gosto de dormir, de ronha e de me armar em garfield aos fins de semana, em dias de chuva e de frio, trocando a lasanha por um bom chá de jasmin, uns belos scones com compota de frutos silvestres e um filme que me faça rir, sonhar ou... adormecer.
* - thank you, anonimato!