sexta-feira, 27 de março de 2009

Porque os homens também são vítimas

De muitas coisas, muitas das coisas que habitualmente ouvimos falar em relação às mulheres. São vítimas de violência doméstica, vítimas de maus tratos, chantagem psicológica e até vítimas de assédio sexual.
E o caso é este: tenho um amigo que está a viver um autêntico pesadelo na empresa onde trabalha, tudo porque a vaca da directora o persegue e lhe faz propostas indecentes. Factos: o meu amigo é casado e bem casado. A directora é casada (mal casada e mais mal qualquer coisa). O meu amigo já explicou de forma clara, e num tom diplomático, que ama e jamais trairia a mulher e que quer continuar a fazer parte da empresa, pedindo-lhe que parasse com a marcação de reuniões fora de horas, as deslocações em conjunto para fora de lisboa, os presentes que insiste em oferecer... A directora (ao estilo de uma boa mula) ignora tudo isto.
E hoje a nossa conversa era esta: se isto se passasse com uma mulher ouvir-se-ia dizer: "coitada da rapariga, grande estúpido e nojento que é o chefe. Vai acabar por perder o emprego se não ceder".
Sendo homem ouve-se o seguinte: "grande otário! Mas que raio de gajo é este que não aplica um real tratamento na directora e abre caminho para ascensão? Panasca!".
Porque às mulheres fica mal se fizerem e aos homens fica mal se não fizerem. Sim, porque gajo que é gajo desconfia logo e pensa "huuummm, deve ser panisga, para dispensar uma gaja" (sim, que isto é gajedo, não são senhoras!).
O mais certo (99%) é o meu amigo mudar de emprego - o que nas circunstâncias actuais do mercado, não é tarefa fácil. O mais certo ainda é que a (p...) da directora desta empresa continue a fazer a dança do acasalamento e procure novas presas (recém-chegados à empresa, com ambição e dedicação, alvos perfeitos), e que este jogo de poder nunca termine.
Porque a linha que divide a fronteira entre os valores e princípios das pessoas de bem e a ambição e vontade de crescer dentro de uma empresa, pode ser muito ténue. Felizmente que não o é para todos.
E agora em português: o que é que esta gaja merecia? Hã? Ah pois era! Um valente camassal de porrada, só para a deixar a modos que cheia de nódoas negras, em sítios visíveis, e com um aviso: agora explica ao teu marido e ao mundo o que é que te aconteceu, ó vaca, por te andares a meter com o marido das outras!
Querem lá ver que esta gentinha acredita que o Oscar Wilde tinha razão quando dizia "os homens que praticam a moral são com certeza hipócritas e as mulheres que praticam a moral são inevitavelmente feias"?