quinta-feira, 19 de setembro de 2019

agradecer a luz bonita das minhas coisas simples *

Sempre fui a maior fã de pequenos-almoços. Acordo sempre com fome e adoro preparar uma mesa bonita cheia de coisas boas. Mesmo quando tomo o pequeno-almoço sozinha, gosto de cuidar de mim nos mais pequenos detalhes. Nos dias em que sei que vou ter pouco tempo de manhã, acordo quinze minutos mais cedo, deixo tudo organizado de véspera (a mesa e todas as coisas que podem ficar logo prontas) e incluo este ritual na minha rotina de mindfulness.
Levo muito a sério a prática do equilíbrio na minha vida. Esforço-me por incutir bons hábitos na minha família, no nosso dia-a-dia, e acima de tudo na forma como olhamos para a vida, para tudo o que ela nos tira e nos dá.
Acredito que muito do que somos e da energia que temos começa à mesa. E é por isso que não abro mão dos nove alimentos que fazem a diferença numa vida que se quer simples e saudável: aveia, azeite, ovos, fruta (muito abacate e frutos vermelhos), iogurte natural magro, pão integral, frutos secos e sementes, proteína em pó.
Nos últimos dias, que têm sido de dar o tudo-por-tudo até às férias, repeti duas combinações que me salvam sempre em semanas (quase) caóticas:

#1 – aveia + sementes + iogurte
Deixo pronto de véspera. Num frasco de vidro junto 2 colheres de sopa de aveia, uma chávena de bebida de arroz, 1 colher de sopa de chia e 1 colher de supa da super blend feminina da Mafalda Pinto Leite. De manhã misturo a esta «mousse fria» uma mão cheia de fruta fresca e muita canela.

#2 – pão integral + frutos secos + iogurte
Faço manteiga de amendoim em casa (300g de amendoins (sem casca) torrados no forno + 1 colher de chá de sal + 1 colher de óleo de côco – trituro bem até ficar uma pasta macia). Barro duas fatias de pão e acompanho com 1 chá de erva príncipe.