quarta-feira, 21 de agosto de 2019

os dias muito bons começam assim *

a vida a começar de novo. dia após dia. feliz e arejada como só ela sabe ser, ou feliz e arejada como eu a quero viver. nem sempre a mais doce, nem sempre a mais fácil de entender, mas sempre [sempre, sempre] a que vale a pena gostar de viver. 
o verão ensina-me a escrever na pele os lugares, as pessoas, as memórias e os cheiros que vão ser a bóia de salvação nos dias comuns, no outono e no inverno – os meses do ano mais desafiantes para mim, nascida no mês mais frio de todos, mas filha de um agosto-sem-fim e de um bonito e sereno verão-de-são-martinho. vivo, assim, com um eterno verão ancorado ao coração. e isto diz tanto de mim. 
aprendo com o verão a voltar atrás sempre que quero e preciso. aprendo com o verão a ter a certeza que há retrocessos que nos fazem bem. aprendo com o verão que voltar aos lugares, às pessoas e às coisas que me fizeram feliz nunca será um passo atrás na vida. mas sempre uma escolha de quem sabe que o verão [como tudo o que já foi] só termina para quem não o guarda do lado de dentro. 


hoje foi assim:
# torradas em pão de centeio com compota de framboesas e um delicioso café
o pão é do pau de canela e é o melhor do mundo
a receita da compota é assim:
200 g. de framboesas
2 c. de sopa de mel
1 c. de sopa de sementes de linhaça + 1 c. de sopa de sementes de chia
sumo de 1/2 limão
levar todos os ingredientes num tachinho ao lume, ir mexendo para desfazer as framboesas, durante uns 15 minutos. deixar arrefecer e guardar em frascos de vidro bem fechados, no frigorífico.

# granola da Joana-mais-querida-do-mundo, com figos-doces-como-o-amor e iogurte grego
. a granola da Joana encontram aqui
. os figos são do mercado de alvalade
. o iogurte é grego ligeiro [lidl]