sexta-feira, 14 de setembro de 2018

desta semana*

#dia 1 & dia 2
Aterrar no Aeroporto da Madeira é sempre uma enorme alegria. Sabemos que vamos ser felizes, que vamos conhecer mais lugares bonitos, que vamos abraçar os nossos amigos, que vamos voltar no fim das férias com vontade de viver aqui. É sempre assim. Tínhamos os nossos queridos amigos Susana e Nuno no Funchal e tivemos tempo para um almoço, uma ida ao mercado dos lavradores, um passeio bom e um abraço que é sempre tão bom.
No sábado, abraçámos a Sara e o Ricardo, tomámos um Brunch maravilhoso na minha Confeitaria preferida (com sotaque de Guimarães, amo!), ficámos numa das casas mais bonitas onde já estive, fomos super bem recebidos pela Cláudia*, celebrámos com mergulhos, uma partida de futebol e um churrasco os 8 anos de vida do nosso Benjamim e preparámos tudo para cinco dias de sol na maravilhosa ilha pequena. Porto Santo esperava por nós.

#dia 3
Viajámos bem cedo para o Porto Santo a bordo do navio Lobo Marinho. Ver a saída do navio da baía do Funchal ao amanhecer é lindo! O navio é de um conforto ímpar, a viagem passou-se entre o pequeno-almoço, a sala de cinema, um chá no bar da proa, a sala de jogos, uma pequena sesta para repor energias e a chegada à ilha dourada. Uma palavra de elogio à tripulação do Lobo Marinho: 5 estrelas em simpatia, acolhimento, atenção e boa disposição.

Chegados ao Porto Santo, fizemos uma volta pela ilha, apaixonámo-nos pelo contraste do azul turquesa das águas e a aridez das encostas. A pequena vila Baleira é um amor, cheia de casinhas onde se vendem frutas do Porto Santo (melhores figos de sempre!) e tem um pontão onde os miúdos dão os maiores mergulhos da ilha.
Ficámos magnificamente instalados na casa Deolinda. Que sonho de vista! Casinha super acolhedora, super confortável, com um mega terraço de onde se avista toda a extensão de praia, com o melhor som do mundo para adormecer e sonhar: o do mar. Demos os nossos primeiros mergulhos na maravilhosa praia da Calheta. Linda, linda, linda!

#dia 4
Lapas. Adoramos lapas. Matámos todas as saudades de lapas. E de bolo do caco (amo!), e de bolo de mel, e de poncha (aqui é mais a praia do Pedro), e de todos os tipos de maracujás. Fomos ao lugar mas bonito da ilha (eleito por nós): o Zimbralinho. Uma perfeição da natureza. Teve uma descida para valentes, águas transparentes e cheias de peixes à espera, um registo de sonho que a GoPro guardou e que nos vai deixar voltar sempre que tivermos saudades. Vimos o pôr do sol no miradouro das flores, enchemos a máquina de fotos e o coração de cores lindas. Jantámos o melhor polvo da ilha, fomos provar as lambecas, demos um passeio pela feira do livro, fomos dormir super cansados e super felizes.

#dia 5
Grandes pequenos almoços na casinha da Sara e do Ricardo. Que bênção! E que grande sorte a nossa poder acordar ali estes dias. Fizemos grandes caminhadas na praia, demos mais mergulhos no Porto Santo do que em todo o verão de uma vida, não nos cansámos da água – é impossível – respirámos fundo, agradecemos muito, fomos ao Porto das Salemas, à Quinta das Palmeiras (e ao mini zoo botânico), conhecemos a adega das levadas, voltámos ao miradouro dos morenos, à ponta da calheta, às bolas de Berlim da pastelaria pimenta, arrumámos tudo, dissemos adeus à ilha pequena já a bordo do lindo Lobo Marinho e voltámos para o Funchal com as melhores memórias deste verão.

#dia 6 e dia 7
Temos mais dois dias no Funchal e mais uma mão cheia de coisas boas para ver e fazer. De tudo guardamos o melhor: os amigos queridos que a vida nos deu. Agradecemos muito por tudo o que são para nós.

____
* mais info sobre esta casa linda: claudia@ckeckinno.com