sexta-feira, 31 de agosto de 2018

desta semana*

#1. encaixar 5 dias em 3. correr muito para cumprir tudo. voltar à regra dos 5 segundos e à lista do suficiente. respirar fundo. fazer muitos exercícios de meditação. a ansiedade que esta semana me trouxe não foi nada, nada fácil de gerir.
vi o arco-íris no final de três dias muito duros e confirmei que cada tempestade só nos prepara para uma doce bonança.

#2. viajar até ao Norte. fazer uma palestra para um grupo de pessoas muito especial. trabalhar em estabelecimentos prisionais é sempre um enorme desafio, um gigante passo para fora da minha zona de conforto, um malabarismo emocional num trapézio com uma rede frágil. mas eu vou. e irei sempre que a vida me convocar e a minha força me levar.
agradeço, profundamente, por poder ver de perto os lugares sombra que todos temos do lado de dentro. e agradeço muito por ter esta sorte – que tanto trabalho me dá a manter – de cuidar da minha cabeça, dos meus pensamentos, das boas intenções do meu coração. antes de tudo. e sempre.

#3. fiz uma oração especial para agradecer a agosto. às luas de agosto. aos muitos mergulhos de agosto. a todo o sol de agosto e a todos os lugares onde fui. voltei a ler o que escrevi há exactamente 1 ano, para nunca me esquecer:
seja como for, usar a vida a nosso favor. descomplicar. viver com leveza. perdoar tudo o que os outros não deixam passar. não carregar os problemas do  mundo nas costas: cada um tem os seus. ajudar, acolher, dar colo, mas depois soltar. respirar fundo. deixar que a vida faça a sua parte e que o mundo dê as suas voltas. e confiar. confiar muito mais em nós. cuidar como se fosse o nosso primeiro dia de vida. cuidar do nosso coração como se ele fosse a nossa casa (e é). usar, sem medo do que os outros vão pensar, a máscara de oxigénio que a vida nos dá todos os dias: em nós, primeiro que tudo. 
manter a fé é uma espécie de super poder. nunca, por nada e por ninguém, percas a tua