segunda-feira, 13 de agosto de 2018

descomplicar em 3 parágrafos*


#1. aqui e agora.  estar presente e trabalhar o foco para permanecer no momento que estamos a viver. respirar lentamente e, ao expirar, deixar ir todas as coisas que nos preocupam. manter um post-it colado no espelho da nossa vida: a perfeição mata a diversão. nada (e ninguém) é perfeito. um grande viva! à vida real, às pessoas reais, à comida real, ao amor real, a tudo o que nos traz alegria, mas também dias virados do avesso, e dias tristes, e dias de ansiedade, e dias sem rumo e tudo o que uma boa viagem-de-vida tem dentro. abraçar a imperfeição e ser feliz no hoje.

#2. abrir espaço no peito para o amor próprio. acreditar mais em nós mesmos. enfrentar medos com um abraço a nós mesmos, com a coragem de sorrir todos os dias para nós mesmos, com a força que vem da alegria de viver esta vida que é a nossa, com tudo o que tem de bom e de mau. amar a pessoa que somos, cuidar de nós, protegermo-nos, cercarmo-nos de pessoas que nos elevam e encorajam. confiar nelas: não é por acaso que as vida as trouxe até nós.

#3. resiliência, uma forma de estar na vida. é muitas vezes nos momentos mais sombrios que se revelam as nossas maiores forças. as pessoas resilientes sabem que só o são por causa dos grandes desafios que tiveram de enfrentar. e sabem que o seu foco nunca poderia estar na forma como evitavam cair, mas sim nas soluções que foram reinventando para se levantarem, uma e outra vez. ninguém sabe o que é a coragem se só tiver vivido coisas boas. e ninguém sabe o quanto é amado e querido até ao dia em que perde o receio de pedir ajuda, de pedir o apoio das pessoas da sua vida.