terça-feira, 8 de novembro de 2016

receitas simples, rápidas e felizes [para dias a correr]*

Acordo às 6:15. Faço 15 minutos de meditação, saio com o Sal, e, faça chuva ou faça sol, agradeço o dia. Volto e acordo a mana. Enquanto ela se despacha, preparo-lhe o pequeno almoço e bebo a minha enorme chávena de chá de limão. Despacho-me e fico pronta.
Acordo o mano. Enquanto ele se despacha, preparo-lhe o pequeno almoço. Segue-se o benjamim. Acordo o meu Martim-amor-sem-fim e, por dez minutos, ponho o mundo em pause e só quero saber de mimo, cócegas, declarações infinitas de amor, e de me apaixonar perdidamente todos os dias. Neste tempo de namoro, o pai já está acordado e pronto. Sigo para a cozinha, na companhia do Pedro Ribeiro, e fica o pai a ajudar o Martim (que se veste e despacha sozinho, mas precisa de uma pequena supervisão para não levar camisolas do avesso e ténis calçados no pé errado).
A esta hora os manos já saíram e tomamos o pequeno-almoço os três. Entre o silêncio que a esta hora é alimento e as palavras de alento para que tenhamos um bom dia, vamos preparando tudo para sair. Às nove deixamos o nosso benjamim na escola. Tomamos o café no mesmo sítio de sempre, combinamos as coisas simples das nossas rotinas, prometemo-nos o Amor de todos os dias, e seguimos. Em muitos dias, a minha vida recomeça no lugar onde sou mais feliz, com o melhor colega de escritório (o Sal), a luz e o conforto bom da minha querida casa. Duas vezes por semana, estou no atelier mais bonito de Lisboa entre as 12:30 e as 22:30, em modo coaching e mentoring, a trabalhar e a abraçar todas as pessoas queridas que se cruzam na minha vida. 
Imperativamente, às 23:30/23:45 ponho o mundo em off. Junto-me à manta e ao colo do melhor Pedro que a vida me trouxe, e, independentemente de como correu, agradeço o dia, agradeço a vida, agradeço as minhas pessoas. Sei bem a sorte que tenho.

*
2 dos nossos pequenos-almoços preferidos para as rotinas de todos os dias:

# torradas em pão de banana, com queijo de barrar e compota de amoras
2 chávenas de farinha de espelta
2 colheres de sopa de açúcar mascavado
1/2 chávena de leite (morno)
1 colher de chá de fermento de padeiro
2 bananas maduras esmagadas
2 colheres de sopa de manteiga de amendoim
1 pitada de sal
1 colher de sopa de manteiga
1 ovo
Dissolver o fermento de padeiro no leite quente. Misturar o açúcar com o ovo. Juntar a farinha, o leite e envolver tudo muito bem, sem bater. Juntar a manteiga e o sal. Misturar as bananas com a manteiga de amendoim e adicionar ao outro preparado. Forrar uma forma rectangular com papel vegetal. Verter a massa e deixar levedar uma hora. Vai ao forno (pré-aquecido a 180º), por 40 minutos. Depois de arrefecer, parto em fatias e congelo.

*
# porridge com mel, castanhas e dióspiro
2 colheres de aveia
½ chávena de bebida vegetal de arroz
1 fio de mel
3 castanhas partidas em pedaços pequeninos
½ dióspiro fatiado


Num tachinho levar ao lume a aveia com o leite de arroz e as castanhas. Envolver e mexer bem até ficarem cremosas. Retirar do lume. Deixar arrefecer um pouco. Juntar o fio de mel e o dióspiro fatiado. [às vezes, polvilho com canela e sementes de abóbora]

» créditos imagem | patrícia martins