terça-feira, 15 de novembro de 2016

receitas simples, para dias felizes*

Há um ano decidi iniciar uma revolução dentro de mim. Tracei um plano, fiz-me rodear dos melhores, juntei certezas (e incertezas) e avancei. Perdi 25 quilos. E encontrei-me. Conheci-me no melhor e no pior. Aprendi que ser melhor significa querer não estar sempre certa, e que as lições chegam de onde menos se espera – até num ‘’simples’’ processo de dieta.
Em muitos momentos, em que nada parecia acontecer, optei pelo silêncio. Porque reclamar do tempo, da falta de tempo, dos problemas e das dúvidas não ajuda. E escrever que as coisas não estão boas e que eu não sei se vou conseguir, não vai resolver nada. E então, quando tudo estava meio em desequilíbrio, aprendi que somos nós que precisamos de ser o nosso ponto de partida, o nosso recomeço. Aprendi, também, que as nossas dores precisam de ser respeitadas, e entendidas não como um estado, mas como um processo. Porque há mudanças que não são fáceis, mas precisam de ser feitas.  
Há um ano foi assim. E continua. Porque gostarmos mais de nós nunca termina.

*
# para dias em que morremos por um doce
1 banana (bem madura) esmagada
1 ovo
2 colheres de cacau cru
Misturar tudo (faço na Yammi) e levar numa caneca ao microondas (1 minuto para ficar húmido, 2 para ficar mais seco).


# para dias de muitos abraços (todos os dias)

1 ovo + 1 chávena de açúcar mascavado + 2 bananas pequenas e maduras + 1/2 chávena de mirtilos + 1/2 chávena de leite morno + 1 colher de chá de essência de baunilha + 1 chávena de farinha de trigo + 1 chávena de farinha integral + 1/2 chávena de aveia biológica + 2 colheres de chá de fermento em pó + 1 colher de chá de sal fino + 1 colher de café de bicabornato de sódio.

Bater muito bem o ovo com o açúcar, as bananas esmagadas, o leite e a baunilha. Noutro recipiente juntar as farinhas, o fermento, a aveia e o bicarbonato. Envolver bem todos os ingredientes e juntar, depois, ao outro preparado. Misturá-los bem com os mirtilos e colocar depois em forminhas (previamente untadas) para muffins. Levar ao forno (pré-aquecido a 180º) por 20 minutos.

» créditos imagem | our food stories