quarta-feira, 26 de outubro de 2016

receitas simples, rápidas e felizes [para dias a correr]*

4ª feira. dia de intervalo.
intervalo na correria que têm sido as últimas semanas. intervalo no respirar à pressa nos dias que começam ainda de noite. intervalo para  respirar fundo e deixar entrar o ar. intervalo para parar, organizar, voltar a planear, recomeçar.
com coaching a começar às 8h e a terminar às 21h, a minha rotina de pequenos almoços bons, bonitos e no sossego do lugar que me faz mais feliz tem sido uma espécie de utopia. é muito cedo, há pouca luz, há miúdos e rotinas para acordar, despachar e abraçar, e há um mundo de afectos que fala sempre mais alto que a vontade de ter tempo para um pequeno-almoço bom, bonito e sossegado.
descomplico. aceito.  ajusto. além da chávena de chá de limão, os meus pequenos-almoços têm sido uma mistura de coisas simples, nutritivas e rápidas. partilho convosco os preferidos:

#1. iogurte natural, sementes de chia, granola , banana & manteiga de amendoim caseira
tenho sempre granola feita em casa. faço-a em grandes quantidades e dura umas semanas. para este pequeno-almoço super fácil e tão bom, preparo na véspera um frasco de iogurte natural com 1 colher de sopa de sementes de chia. misturo bem e deixo no frigorífico. na manhã seguinte  junto a granola, a banana em rodelas e uma colher de sobremesa de manteiga de amendoim.

#2.
papas de aveia com maçã e canela
faço a receita mais simples e rápida: 4 colheres de aveia em flocos, ½ chávena de leite de arroz, casca de limão, pau de canela e maçã fatiada (fatias finas). junto tudo, levo ao lume num tachinho, vou mexendo até ficar muito cremoso, retiro do lume, passo para um frasco (para levar comigo, se não tiver tempo em casa), polvilho com canela em pó e um fio de mel.
mesmo com pressa, a m o este início de dia.

#3.
pudim de chia com frutos vermelhos e mel

num frasco, junto 1 iogurte de côco com ½ chávena de leite de côco, 3 colheres de sopa de sementes de chia. agito bem para as sementes se misturarem com o líquido (e não ficarem no fundo do frasco) e guardo no frigorífico. na manhã seguinte junto uma mão cheia de framboesas e mirtilos, pistachios (ou amêndoas, ou avelãs) picados e um fio de mel. 

» créditos imagem | birdasaurus