domingo, 12 de junho de 2016

ao domingo a mãe faz*

Tinha à minha espera dois cestos cheios de limões e laranjas que perfumaram a cozinha toda. Tinha mais uns cestos cheios de batatinhas novas, ervas aromáticas, ovos, muitas coisas boas, caseiras, de cheiro ímpar, semeadas e colhidas com o Amor que faz toda a diferença no prato. 
Pensei numa mão cheia de receitas para fazer. Como é Domingo e é dia de Brunch, fiz panquecas com limão. Fiz limonada com hortelã e mirtilos, fiz sumo de umas laranjas tão doces, fiz ovos mexidos com os ovos caseiros de sabor incomparável. Tinha pão cozido a lenha que casou feliz com a (melhor) das manteigas: a dos Açores. Fiz café fresco, vitamina de morangos, juntei o que sobrou do bolo de maçã que a Joana me deu e deixei-me ficar uns minutos a observar o que sai directo do meu coração para as minhas mãos. Chama-se Amor. E é o (meu) único ingrediente secreto.

panquecas do campo*
10 colheres de sopa de farinha de aveia
2 ovos grandes
2 bananas maduras (esmagadas)
raspa e sumo de 1 limão
1 iogurte grego
Misturo primeiro a farinha com os ovos, depois as bananas, o iogurte e o limão. Faço as panquecas em frigideira anti-aderente, untada com óleo de côco (ou manteiga, se preferirem) e no fim sirvo com iogurte, mel e frutas. 

» créditos imagem | bread and olives