terça-feira, 12 de abril de 2016

# das minhas receitas saudáveis

Um dos maiores desafios para quem faz dieta, ou para quem muda os seus hábitos alimentares, é o número de horas que passamos fora de casa e a organização e disciplina que precisamos ter para manter o foco.
Tenho a sorte de trabalhar (quase todos os dias) muito perto de casa. Os meus Coachings acontecem ou no meu querido bairro ou no bairro vizinho (Guerra Junqueiro) e, por isso, tenho sempre a vida facilitada ao vir a casa almoçar. Nos dias em que esta organização não é possível, trato de levar comigo pequenas refeições para ir comendo ao longo do dia. Na minha despensa nunca faltam leguminosas das boas - grão, feijão, lentilhas - e grãos dos bons - quinoa, bulgur e couscous. No frigorífico nunca faltam legumes e tenho quase sempre quinoa ou bulgur (ou arroz integral) já cozidos. A maior parte das vezes consigo fazer almoços simples e deliciosos só com estes ingredientes e uma mão cheia de especiarias.
Hoje partilho os três almoços mais rápidos e fáceis de levar para todo o lado:

#1. mini-bolinhas indianas [inspirada na receita da Joana Limão]
1 chávena de arroz integral cozido + 1 chávena de grão de bico + ½ chávena de leite de côco + 1 colher de sopa de caril + 1 colher de sopa de gengibre em pó + colher de chá de alho em pó + uma mão cheia de salsa picadinha – numa tigela misturo o leite de côco com o caril, o gengibre e o alho em pó. Levo tudo ao processador de comida até obter uma espécie de massa. Se estiver muito líquido junto mais arroz e se estiver muito seco junto mais leite de côco.
Faço uma bolinhas achatadas, levo ao forno para assar bem e estão prontas a levar na marmita. Levo ao lado 1 cenoura ralada e 1 ovo cozido. É uma super refeição.

#2. salada fria de couscous com requeijão e pinhões
1 chávena de couscous cozido com 1 colher de chá de caril + ½ requeijão (magro) + 1 mão cheia de pinhões tostados + 1 colher de sopa de salsa picadinha – junto todos os ingredientes, tempero com fio de azeite ou com um fio de mel e siga. É, de todas, a minha preferida.

#3. a ‘’clássica’’ salada de atum com todos

1 lata de atum em água (ou azeite) + 1 ovo cozido + 2 rabanetes cortados em rodelas finas + ½ pepinho partido aos cubinhos + 4 tomates cherry partidos ao meio + 1 colher de sobremesa de funcho – junto tudo e tempero com fio de azeite e uma colher de chá de maionese de alho caseira.

» créditos imagem {e fonte de receitas maravilhosas} | emilie raffa the clever carrot