terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

refeições felizes ❥

Na correria do dia a dia vamos tendo cada vez menos tempo para a atenção plena, para nos doarmos aos nossos pequenos, e tão importantes, momentos das nossas vidas.
O Mindful Eating é cada vez menos uma teoria e cada vez mais uma forma de estar na vida.  Se é verdade que o tempo, ou a falta dele, quase nos engole e nos obriga a uma rotina espartilhada, também é verdade que só nós conseguimos parar esta espiral, por mais 10 minutos que seja do nosso dia, e inverter este sentido. Comer é muito mais do que comer. E cada refeição é uma oportunidade única para aproveitar, para desfrutar, para torná-las menos pesadas e, como consequência, com digestões mais fáceis (e felizes).
Foi com este mote e com a identificação total ao conceito, que aceitei o convite da Activia para um Brunch no Hotel Pestana Palace.

Alinhados com as premissas de uma refeição sem distracções, os nossos telemóveis começaram por ficar «trancados», longe de nós e de qualquer tentação para fotografar, enviar mensagens, espreitar as redes sociais, fazer tudo menos estar ali, 100% focados no momento.
A acompanhar uma refeição feliz, cheia das coisas deliciosas que os Brunchs do Hotel Pestana Palace já nos habituaram, ouvimos o Sociólogo Pedro Abrantes, Professor da Universidade Aberta e Investigador do ISCTE-IUL, que apresentou os resultados de um estudo realizado pela Activia em parceria com a Marktest, sobre os hábitos dos portugueses à mesa. Confirmámos o que muitos de nós sabemos de cor e salteado, mas continuamos a assobiar para o lado: mais de 70% dos portugueses utiliza telemóveis/tablets durante as refeições (os homens usam mais do que as mulheres), 81% concorda que os aparelhos electrónicos prejudica o convívio à mesa, mas mesmo assim, 72% não tem em casa a imposição de não usar tecnologia na hora das refeições.


Quero muito acreditar que na minha família, e nas refeições de todos os dias, já somos todos um bocadinho Mindful Eating. E que o esforço que eu faço (eu e o Pai) para que nos momentos das refeições possamos estar 100% focados em nós, na partilha dos nossos dias, dos planos, das coisas boas e das menos boas, das conversas que nos unem, nos questionam, nos desafiam e nos fazem crescer a todos, estamos num bom caminho. Alinhados com princípios e valores que nos tornam todos um bocadinho mais felizes, porque atentos e disponíveis para escutar os que nos rodeiam. 

» créditos imagens | Pau Storch para Activia