sexta-feira, 29 de maio de 2015

uma receita feliz & uma para ser feliz



Um projecto novo, uma essência sincronizada. Um plural que me enche de orgulho. As parceiras certas, ombro a ombro, lado a lado. 
Passei o mês de Maio a desejar com todas as forças que entrasse Junho. Por ser o mês que inaugura o avançar deste tudo. Porque está ao virar do fim-de-semana esta lufada de ar fresco que carrega em si muitas horas de trabalho, e de amor, e de vontade, e de um querer (e crer) ir um pouco mais além (de nós mesmas). 
«às vezes, coisas boas desmoronam para coisas melhores acontecerem.»

Serve 4
Para o leite creme de limão:
- duas canecas de leite meio gordo, três casquinhas de limão, 4 colheres de maizena, 2 gemas de ovos e 5 colheres de açúcar

Para o Crumble de Gengibre:
- 150 gramas de farinha de trigo normal, 50g de açúcar mascavado, 1 pitada de sal, 75g de manteiga com sal, três colheres de sopa de raspa de gengibre

O leite-creme:
Levar o leite a lume muito baixo com a raspa de limão e a maizena. Mexer sempre, sem parar, com uma colher de pau. Passados alguns minutos esta mistura vai começar a engrossar; continuar a mexer até ficar uma mistura espessa e nesse momento retirar do lume para arrefecer uma bocadinho. Bater as gemas de ovo com o açúcar numa taça e juntar à mistura anterior quando tiver arrefecido. Levar novamente a lume baixo mexendo sempre até levantar fervura (fazer pequenas bolhinhas junto ao tacho). Depois de pronto deixar arrefecer durante cerca de 20 minutos e colocar em pequenas taças ou copos de vidro. O ideal é ficar no frigorífico cerca de 4 horas antes de servir. 

O crumble:
Pré-aquecer o forno a 200ºC / gás 6.
Peneirar a farinha numa tigela e adicionar o açúcar, o sal e a raspa de gengibre.
Cortar a manteiga fria em pedaços pequenos e esfregar na mistura da farinha com as mãos até obter uma mistura que se assemelha a pão ralado simples. Levar ao forno até ficar dourado mas ir mexendo com um garfo de 10 em 10 minutos para ficar mais esfarelado e com pedaços mais pequenos. 

Mais imagens desta (deliciosa) sessão aqui, nas palavras e no blog da minha doce Maria. 

» créditos imagens | maria midões, nossa mesa