quarta-feira, 29 de abril de 2015

uma receita feliz & uma para ser feliz

«Na velocidade dos dias vamos esquecendo algumas certezas essenciais. Uma delas diz-nos que a condição essencial para avançar na vida é saber exactamente o que queremos e o que escolhemos. Podemos fazê-lo pela positiva ou, em caso de dúvida, e porque nem sempre tudo é muito evidente, recusando certos caminhos. Outra certeza é que não importa tropeçar nem cair, só importa o tempo que demoramos a levantar-nos e a voltar a andar. Recuperar das quedas pode ser duro, mas também pode ser um tempo de inspiração e discernimento para ganhar forças e firmezas. O facto de uns demorarem mais é outros menos até ficarem outra vez de pé prende-se com a confiança que têm em si, nos outros e na vida.» laurinda alves

Preparar um pequeno-almoço saciante e reconfortante. Começar o dia com papas de aveia é outra energia. Dá mais trabalho do que o meu tradicional pequeno-almoço de leite com café e torradas com mel, mas estas papas de aveia, ainda mornas e pouco doces, são tão boas e sabem tão bem que compensam os 15 minutos de preparação. 
Às vezes  faço a mais e deixo o que sobra guardado no frigorífico para o lanche. Misturado com iogurte é um snack perfeito.


1 laranja (só o sumo)
1 ameixa vermelha
6 nozes
1 pau de canela
1 casca de limão
6 colheres de sopa de flocos de aveia
150 ml de leite de amêndoas
1 colher de chá de mel 
2 colheres de sopa de iogurte natural
1 mão cheia de mirtilos e framboesas

Levar ao lume a ameixa, as nozes (cortados aos bocadinhos) e o sumo de laranja. Deixar ferver uns cinco minutos. Noutro tachinho, levar ao lume a aveia, o leite, o pau de canela e a casca do limão. Mexer sempre  e ir acrescentando mais leite para ficarem cremosas. Retirar do lume e deixar arrefecer um pouco.
Envolver a aveia com o a ameixa e as nozes (o sumo deve ter evaporado quase todo) e servir com o iogurte, o mel, as sementes de papoila e os frutos vermelhos. Acrescentar canela em pó e saborear um dos melhores pequenos almoços do mundo.

» créditos imagem |  nice people, nice things