sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

receitas simples no regresso às rotinas


Começar o ano com o reforço nos cuidados com a alimentação. Mais legumes, mais leguminosas, mais frutas, mais cereais, mais fibras. Zero dieta. Apenas manter os cuidados na combinação de alimentos, manter as caminhadas e voltar a fazer uma incursão, agora mais a sério, no mindfullness. E muito, muito descanso. 
A receita que fiz resulta de uma combinação que para mim é perfeita: arroz vaporizado, feijão vermelho, gengibre, alecrim fresco, limão, noz moscada, batata doce e abóbora. Podia comer isto todos os dias.

Como fiz:
 - 1 fio de azeite, 1 dente de alho, raspa de gengibre (1 colher de chá), raspa de 1/2 limão, 1/2 chávena de arroz integral, 1/2 chávena de feijão encarnado (já cozido, passado por água fria e bem escorrido), 1 cenoura, 1 batata doce, 1 pedaço de abóbora (tudo cortados aos quadradinhos), folhas de alecrim fresco.

Saltear o alho no azeite, juntar os pedacinhos dos legumes. Deixar amolecer bem. Juntar o arroz, envolver nos legumes, reduzir o lume para médio e ir mexendo até estar bem envolvido no azeite e legumes. À parte ter uma chávena de água a ferver com a raspa do gengibre e do limão. Juntar ao arroz, temperar com um pouco de sal, uma pitada de pimenta moída na hora e uma colher de café de noz moscada. Deixar cozinhar até a água ter evaporado, juntar o feijão, envolver bem, durante uns 2, 3 minutos. Desligar. Deixar apurar. Servir com as folhas de alecrim e um delicioso chá de hortelã e canela. 
Uma deliciosa comida de conforto.