quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Receitas simples no regresso às rotinas

Vou planeando as receitas do dia-a-adia neste regresso, ainda lento, às rotinas. Vou pensando em almoços e jantares práticos e saudáveis, vou anotando receitas e ideias que os meus blogs favoritos partilham, organizo as minhas revistas que em Janeiro trazem sempre óptimas ideias de menus e dicas para experimentar novos sabores. 
Esta semana, para contrabalançar estes dias de tanto frio, fiz um tabuleiro cheio de legumes assados com queijo feta e nozes*. Soube-nos pela vida e é uma das receitas a repetir em muitos dias de Inverno.
Legumes 
batata-doce (4 grandes), beringela (1), abóbora manteiga (um pedaço médio), cebolinhas pequenas (umas 10), tomate cherry (uns 10), espinafres em folha (duas mãos cheias), courgette (1 grande).
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de sal
pimenta e alho em pó a gosto
1 mão cheia de nozes
150 g de queijo feta
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico

Pré-aquecer o forno. Lavar bem os legumes, descascar e cortar em fatias finas. Espalhar num tabuleiro antiaderente e juntar as cebolinhas. Temperar com metade do azeite, o alho, o sal e a pimenta. Misturar bem e levar ao forno por 15 minutos.
Retirar do forno, juntar os espinafres e envolver bem. Colocar no prato de servir, salpicar com as nozes picadas e o queijo feta cortado em cubos. Regar com o restante azeite e o vinagre balsâmico.
Servi como acompanhamento do nosso (preferido) frango domingueiro.

* inspiração e receita original Revista Sabe Bem

» créditos imagem | dolly and oatmeal