quarta-feira, 30 de julho de 2014

Trocar as voltas ao vício dos doces

A vontade de doces não se evaporou. Não saiu de mim como se tivesse passado pelas mãos do exorcista-da-doçaria e tivesse ido para o espaço. Continuo a ser gulosa e a ter no chocolate um dos bons prazeres da vida. Mas procuro, agora, encontrar formas de combater este vício. É mesmo um vício, não se deixem enganar por quem diz que não é. O açúcar é um vício, uma adição das mais difíceis de controlar. Mas consegue-se. Conquista-se esta consciência mais saudável. Um dia após o outro.
Vou pesquisando combinações que troquem as voltas aos dias "difíceis" e me permitam continuar o caminho, em paz comigo e com a minha motivação. Esta é uma óptima (e muito saudável) alternativa ao melhor chocolate suiço do mundo (mais ou menos, vá, sejamos sinceros).

Para o recheio
1 chávena bem cheia de frutas (pêssegos, morangos, mirtilos, amoras, manga)
sumo de 1 limão
2 colheres de sopa de mel (opcional)

Para o crumble
1 chávena de farinha de aveia (eu trituro no processador)
1  chávena de tâmaras, sem caroço
1 chávena de nozes
1 colher chá de canela em pó
2 colheres de sopa de óleo de côco

Lavar e cortar os morangos e os pêssegos. Misturar com os mirtilos e amoras. Regar com o sumo de limão e misturar o mel. Reservar.
Juntar todos os ingredientes do crumble e misturar com as mãos, para formar uma espécie de massa areada.
Num tabuleiro de ir ao forno dispor a fruta toda e a massa do crumble por cima. Levar ao forno por 15 minutos.
Como sobremesa (é perfeito) costumo juntar uma bola de gelado nos pratos dos miúdos. Como pequeno-almoço ou lanche gosto dele simples ou com iogurte grego. E de acompanhar com um chá frio (de canela, maçã e hortelã - o meu mais recente vício) ou com um delicioso café acabado de fazer.