quinta-feira, 24 de julho de 2014

Quebrar a rotina na dieta

O truque é mesmo não ter rotina. Não sentir que se está de dieta onde só entram grelhados e cozidos e, com as escolhas certas, enviar mensagens de reforço positivo ao cérebro, esse grande sonso que anda sempre à procura de uma aberta para nos desviar da rota. Quando mais variado e colorido for o plano, quanto menos monótono e desenxabido, mais probabilidades de sucesso terá.
No plano que sigo, a meio da semana (ou num dos dias do fim-de-semana - mas acho mais difícil, por isso normalmente escolho a quarta-feira) há um dia que é uma espécie de detox. Sumos, smoothies, muitos legumes, muita fruta e frutos secos, saladas cheias de coisas boas, azeite, mel, ovos cozidos, queijo magro, águas aromatizadas (faço todos os dias) e sopa. Simples, muito prático e uma quebra deliciosa na rotina dos dias.
Os 7 passos dos meus dias "verdes":

1. meia hora antes do pequeno-almoço (isto faço todos os dias, sem excepção) - 1 copo de água com sumo de 1/2 limão. Há dias em que faço chá branco com 1 pedaço pequeno de gengibre fresco (a combinação perfeita para 'alisar' a barriga).
2. pequeno almoço - 1 smoothie com: 1 banana, 60 g de framboesas, 1 kiwi maduro, 1 colher de sobremesa de sementes de sésamo, 4 pedras de gelo - triturar tudo no liquidificador ou com a varinha mágica.
3. meio da manhã - 2 fatias (grandes) de abacaxi + 1 taça de morangos.
4. almoço - salada de rúcula com abacate, nozes picadas, sementes de linhaça torradas, frango desfiado e um fio de mel misturado com uma colher de chá de azeite.
5. lanche - 1 smoothie com: 2 maçãs, 1 pepino sem casca, 2 chávenas de espinafres frescos, 1 colher de chá de raíz de gengibre, sumo de 1/2 limão, hortelã q.b., 2 pedras de gelo - triturar tudo no liquidificador ou com a varinha mágica.
6. jantar - creme de legumes ou gaspacho + 1 salada de tomate com mozzarela e oregãos frescos, temperado com sal, pimenta e um fio de azeite.
7. ceia - 1 taça de framboesas, amoras e mirtilos.

» créditos imagem | nourish & inspire me