segunda-feira, 7 de julho de 2014

Férias da criançada (coisas giras para eles fazerem)

Começar as férias a 15 de Junho, recomeçar as aulas a 15 de Setembro. Três meses inteirinhos para dormir até apetecer (lá em casa é mais ou menos), tomar o pequeno-almoço fora de horas, não pensar em resumos, livros de matérias chatas, horários para cumprir, trabalhos de grupo, explicações, terapia de estudo, o resto das coisas que o ano escolar os obriga a organizar.
São três meses, 90 dias de férias para eles e apenas 22 para nós. No meu caso é um bocadinho mais flexível, o que tem vantagens (gestão de tempo dependente apenas de mim) e desvantagens (menos dinheiro no final do mês). As vantagens compensam, largamente, as desvantagens.
Ainda assim e porque os miúdos cansam-se dos programas que vou conseguindo organizar com eles entre formações, coaching e workshops, planeámos três programas, diferentes para os três. Um por mês e todos alinhados com o orçamento familiar.


O Dream Lab é um projecto educativo que pretende abordar a escolha das áreas vocacionais de uma forma inovadora . Partindo do princípio que "todas as profissões são profissões "a sério", este projecto pretende ser uma ferramenta educativa para todos os alunos do 3º ciclo e secundário ( dos 12 aos 17 anos) . O Dream Lab é, acima de tudo, um conceito diferente para a educação, onde se transmite que todo e qualquer percurso profissional é passível de sucesso desde que fruto de vocação e talento pessoal.

A mentora deste projecto, pessoa que muito admiro, explica tudo em pormenor, neste vídeo. Vale a pena conhecer.


Conhecemos a Inês Tralha quando estivemos no Ô Hotel do Vimeiro. Adorámos a energia, a simpatia, o rigor, a empatia com os miúdos. A Madalena ficou fã da Inês e fizemos-lhe a promessa de umas aulas de surf a sério. Esta foi a melhor oportunidade. Para os dois manos.

Todas as informações sobre o Allaboard da Inês, aqui.


Se tiverem aí em casa apaixonados por bichos como eu tenho na minha, vão adorar conhecer este ATL.
Aprender explorando, conhecer as regras de protecção do Planeta, conhecer melhor os animais de que tanto gostam, respeitá-los.
Muitos jogos, leitura de contos, actividades que vão entreter e ensinar.

Mais informações, aqui.

» créditos imagem | leah zawadzki