quarta-feira, 7 de maio de 2014

kiss - keep it simple, stupid*

«partir um problema grande em vários pedaços menores, para assim resolver mais facilmente os vários problemas pequenos, um de cada vez, até chegarem à solução global. simplificando os processos, os problemas resolvem-se mais rapidamente. como as regras são mais flexíveis - feitas por pequenos compartimentos -, é mais fácil melhorar, modificar ou refazer. basicamente é como se tivéssemos um roupeiro com várias pequenas gavetas em vez de um gavetão enorme. é mais fácil arrumar uma pequena gaveta de cada vez, do que puxar o raio do gavetão pesado.
para implementar este método há vários passos a tomar: manter os nossos problemas divididos em pequenas classes; resolver um de cada vez; não ter medo de errar nos pequenos problemas - o que interessa é encontrar a grande solução; e quando nos deparamos com "exigências" novas temos de ser maleáveis: assumir que elas já lá estavam, nós é que não as vimos, e re-ajustar o modelo. 
no meio disto já não sei se estou a falar de engenharia, de gestão, ou da vida em geral. provavelmente de todos. mas, KISS - keep it simple stupid, não se deve traduzir à letra - "simplesmente estúpido"-, mas sim invertendo o sujeito: "estupidamente simples".. grande diferença. é que aqui o estúpido é o maior elogio e não um defeito. olhar o mundo de uma maneira "estupidamente simples" não é fácil. requer muita limpeza na cabecinha, muita auto-confiança, mas em simultâneo muita humildade - porque (truque da mente) para conseguir simplificar, temos de partir do principio que na maioria das vezes estamos a complicar desnecessariamente..»

- créditos texto | meu querido JD no seu original e ímpar, momentos
- créditos imagem | the noisy plume