domingo, 6 de abril de 2014

Manuel Forjaz*

Ninguém nasce resiliente. Vai-se, com as circunstâcias da vida, treinando a capacidade de resistir às adversidades. É a atenção permanente aos erros que cometemos que nos permite construir esse carácter: passa-se pelos maus momentos aprende-se com o que se faz mal, pomo-nos de pé e seguimos em frente, tentando não repetir os erros, de preferância com alguém que nos ajude a termos consciência deles. Eu fui empresário sozinho durante 15 anos.
Provavelmente teria sido melhor, se desde o início me tivesse associado a alguém que tivesse compensado eventuais características de carácter que podem distrair um empresário. Eventualmente terei concedido uma parte muito importante do meu tempo à promoção do empreendedorismo, o que julguei ser o meu papel social, mas consome tempo à condução dos negócios. Às vezes, ajuda ter um grilo falante que nos chame à razão e diga: “atenção, não invente, não olhes para as coisas novas antes de consolidares a tua posição”.

Nesta situação de doença, são muito raros os momentos em que estou próximo de desistir, de dizer “não vale a pena, não quero continuar, estou farto de sofrer”. A família e os amigos obrigam-me todos os dias a ir à luta, a sair da cama, a não me entregar à autocomiseração, a manter a raison de vivre. Tenho fé na ciência e a fé em Deus dá-me tranquilidade, a certeza da vida eterna, a paz de não ter medo de morrer, a presença de um companheiro que me ajuda... Os médicos dizem-me para desacelerar e tenho-me poupado- tento dormir mais, alimentar-me bem, andar mais devagar, não ter múltiplas tarefas ao mesmo tempo. Acho que não tenho ultrapassado os meus limites, mas isso não faz parte da minha essência e não se muda de essência aos 50 anos. A curiosidade a generosidade e o sentido de humor... talvez sejam a minha essência. E um optimismo crónico, quase doentio, que me faz encarar todas as situações como situações com solução e ver sempre o lado da esperança. Essa energia vem, sobretudo da minha mãe, é genética, mas a história da minha vida ajudou a construí-la.
»
O optimista mais optimista que tive a sorte de conhecer.