domingo, 30 de março de 2014

Domingo


Pequeno-almoço em modo brunch. Panquecas, frutas, cereais, leite, café, chocolate, croissants, pão caseiro quentinho. Perder uma hora de sono, ganhar uma hora de luz. Por mim é perfeito.
Casa arrumada e organizada por todos. Numa espécie de linha de montagem, cada um fica com uma tarefa e num instante estamos todos despachados. Só falta o belíssimo monte do Everest que me aguarda pacientemente. Logo à noite (a ver o The Voice) trato dele.
Hoje parecia mesmo que tínhamos recuado uns bons meses no tempo. Manhã fria, gelada, cinzenta. O frio não demoveu os meus rapazes na esperança de encontrarem umas boas ondas.  Disseram adeus a um bom par de horas de sono e saíram com a aurora. Para nada, o tempo não está para o surf. É esperar pelas nossas mini-férias da Páscoa, mais a sul, num céu mais azul e com um mar (quase) sempre amigo dos surfistas. Estamos em contagem decrescente.
A casa voltou a cheirar a Outono e Inverno. Pão caseiro, bolo de maçã, uns pedidos especiais de receitas minhas, que a mana trazia para este fim-de-semana, o plano de refeições (deles) organizado e um novo desafio à minha espera a começar a semana. Voltar a casa é, novamente, a palavra de ordem. E eu não podia estar mais feliz.
»
100g de farinha (usei de espelta)
50g de flocos de aveia
100g de manteiga + 1 colher de sopa para a fruta
50g de açúcar amarelo + 2 colheres de sopa para a fruta
1 caixa de amoras (usei frescas, mas podem ser congeladas)
4 maçãs (descaroçadas e cortadas)
»
Aquecer o forno a 180º.
Bater a farinha, a aveia e a manteiga na misturadora. Deverá ficar uma massa de textura irregular, semelhante a miolo de pão. Adicionar o açúcar. Dividir as amoras e as maçãs por forminhas de muffins (previamente untadas). Pincelar com a manteiga (1 colher de sopa) e polvilhar com açúcar (2 colheres de sopa). Cobrir a fruta com o preparado e levar ao forno durante meia hora, até a fruta borbulhar e a massa tiver obtido uma cor castanha dourada.
Servir com crème fraîche.
» imagem | dagmar's kitchen